segunda-feira, 30 de abril de 2007

"Daqui a cinco anos, você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar".
Charles Jones
E por falar em filhos, Renatinho sábado estava tentando ler as legendas de Lost. Só percebi quando o Hurley disparou sem querer um sinalizador e exclamou "Oops!", mas Renatinho fez a observação "...e ele ainda fala opa!", exatamente o que estava escrito na legenda.

Se continuar nesse ritmo ele vai pegar prática rápido, rápido...
Sexta-feira Monique me ligou no celular pra contar que o Davi deu 3 passinhos em casa. Confesso que senti uma ponta de ciúmes, por não ter visto, e tals, mas fiquei muito feliz.

Sábado estava brincando com ele na sala e ele veio, na maior tranquilidade, me entregar um carrinho. Nove passos, contados um a um!

Ô pai bobão!
Hoje é dia nacional da mulher. Parabéns a todas as mulheres, em especial a minha, que é uma grande mulher.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Diarista X Islâmicos

Foi ao ar na última terça-feira (não cheguei a assistir) um episódio de A Diarista em que Marinete vai trabalhar na casa de uma família de muçulmanos. Pra quem já assistiu sabe que o deboche é o ponto alto da série, e dessa vez não poderia ser diferente.

O que foi diferente foi a reação dos muçulmanos, após ver tradições islâmicas serem ridicularizadas no maior canal de TV do Brasil. Segundo o consulado Islâmico, se a Globo não fizer um pedido de desculpas público, os muçulmanos vão boicotar o Brasil, abrindo mão de comprar qualquer produto brasileiro como forma de retaliação.

Não estou aqui pra julgar exageros, e sim para frisar a força que tem uma comunidade reunida, seja ela um povo, uma nação ou uma religião específica. Somos grandes massas e estamos divididos em grupos, das mais variadas formas, e muitas vezes somos desrespeitados sem nos fazer valer nosso direito.

Ano passado um episódio da A Grande Família mostrou que o Beiçola, dono do boteco da esquina, por gostar de assistir novela foi diagnosticado como gay. Agostinho, personagem de Pedro Cardoso, o levou a uma Igreja Evangélica para ser "curado", sendo o Beiçola vítima de gritos de exorcismo e pancadas com bíblias. Não houve protestos no país.

Nos EUA, a numerosa Convenção Batista do Sul, que agrega cerca de 15 milhões de cristãos aprovou há dois anos um boicote a todos os filmes, produtos e centros de diversão da companhia Walt Disney, depois que o parque temático passou a permitir que a comunidade homossexual mundial comemorasse o Gay Day (Dia Gay) no Magic Kingdom.

O que falta no povo cristão hoje é atitude. Não basta somente ficar orando para que um homem se levante e faça a diferença, se NÓS não fizermos a diferença, trouxermos a responsabilidade pra nós. Somos um corpo, e juntos podemos muito mais do que pensamos ou imaginamos. Somos nós os principais responsáveis pela programação da tv hoje, pois somos nós que passamos horas assistindo a Big Brothers e novelas de cunho moral duvidoso, disfarçado sabiamente entre programas de ação social, como crianças desaparecidas ou síndrome de down.

Desliguem suas TVs enquanto a programação não for do nosso agrado, e vocês verão, com a força do povo (não, não é propaganda do Lula) que a qualidade da TV vai melhorar. E muito.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ouvi uma pregação do Lucinho em que ele diz que o diabo tem duas grandes mentiras. A primeira é "eu não existo". Se essa desculpa não colar, ele usa a outra: "tá bom, eu existo, mas tudo o que acontece com você é culpa de Deus".

Isso é uma grande verdade. Quantas pessoas culpam Deus pelas coisas ruins que acontecem, independente das ações incorretas dessas pessoas. Aqueles que acham que tudo na vida, tudo mesmo, é consequencia da vontade de Deus, sem levar em conta as influências malignas e muito menos os seus atos. Domingo ouvi um testemunho de uma pessoa que teve um problema e usou um artifício "ilícito" para resolver esse problema, e no final atribuiu a façanha a Deus, mesmo sabendo que o ato foi ilegal. Uma senhora no velório do marido, que havia saido pra pescar, bebeu demais e acabou se afogando, dizia repetidamente "Deus sabe o que faz". E quem é que nunca olhou pro alto e disse em alta voz "pô, Deus, por que isso tá acontecendo comigo?".

Precisamos entender que Deus só governa aqueles corações que estão sujeitos a Sua autoridade. Respostas práticas do tipo "mas eu sou assim" ou "mas Deus sabe porque eu fiz isso" são na realidade desculpas pra justificar nossas próprias ações, que são tomadas de vontade própria, sem submeter-nos à vontade do Pai. Para esses casos, Deus não pode agir, já que fizemos aquilo que "nós" achamos certo, e portanto somos os únicos responsáveis pelas consequências desses atos.
"Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos perturba"
Herman Hesse

quarta-feira, 25 de abril de 2007

"A Igreja não é um museu de santos perfeitos, e sim um hospital de pecadores imperfeitos".
Pr Paulo Ramos
O blog já atingiu a marca de 500 visitas (passou batido e eu nem vi).

Obrigado a todos que passam por aqui. Vocês podiam deixar um comentário de vez em quanto, até pra gente saber se tá agradando ou não...


Acompanho Lost desde a primeira temporada, e agora estou assistindo Heroes. Não é que a série prende?

Pra quem não conhece, um grupo de pessoas com pequenas relações em comum, descobre que tem superpoderes (eu sei, também achei idiota no começo) e precisam impedir que uma bomba nuclear exploda Nova Yorque.

Dificil é tirar tempo pra assistir a isso tudo...

terça-feira, 24 de abril de 2007

Paulo e Alba jantaram em nossa casa ontem. Conversamos bastante, principalmente sobre filmes. Como eu gosto de filmes!

Lembro quando meu pai chegou em casa com nosso primeiro video-cassete, um CCE se não me engano, e junto uma pilha com mais de 7 fitas pra gente assistir. Claro que não deu tempo de ver tudo, mas aquilo me deixou maravilhado... uma variedade de filmes pra assistir sem precisar esperar passar na TV, e alguns filmes que nem tinham passado na TV ainda!!! Virei aficcionado, fazia ficha em todas as locadoras do bairro, assistia filmes de todos os gêneros! Lembro que pude assistir pela primeira vez "O Exorcista", que eu não tinha coragem de ver na TV porque era de noite, fora aqueles filmes que dava curiosidade de ver mas não rolava grana pra ir ao cinema sempre...

Hoje essa paixão virou vício, e é uma pena que não tenhamos tanto tempo disponível pra assistir tudo que sai de novo (fora os filmes "antigos" que eu gosto e levo pra Mô assistir).

Tempo bom, aquele...

O Limbo foi pro Limbo

Quase inevitável comentar este assunto, mas a Igreja Católica emitiu um decreto dando fim definitivamente no Limbo, lugar do inferno pra onde vão (iam) as crianças não batizadas.

Segundo a Igreja Católica, é o batismo que trás salvação ao homem, e por isso quanto antes ele for batizado (por isso o batismo de crianças) mais cedo ele tem a salvação. Para aqueles que se batizam, e aí o catolicismo considera também os batismos em outras religiões, a salvação está garantida, o homem recebe "graça" de Deus, pois cumpriu um sacramento (outros são a crisma, o casamento, a extrema unção, e mais alguns).

Qualquer um que analisar as Escrituras, não procurará muito para perceber que não basta ser batizado para receber a salvação. Efésios 2.8-9 diz "porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Não são as boas obras que vão me salvar, é a minha fé em Jesus!

1João 1.9 diz "se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". O primeiro passo para a salvação é o arrependimento. Mas como uma criança pode se arrepender se ela não entende o que é arrependimento? É impensado cobrar de uma criança conhecimento que ela não tem. Por isso os protestantes (não todos, algumas poucas demoninações não seguem esse padrão) só batizam aqueles que já passaram da idade do entendimento (média de 7 anos, mas que pode variar entre 6 e 12 anos). E só batizamos alguém que tenha total convicção do que está fazendo (ou seja, pais e mães que acham que o filho deve se batizar logo, são advertidos de seus erros).

Depois do arrependimento vem o batismo, mas o batismo é a sua declaração pública daquilo que você já sabe no seu coração. O batismo é como a aliança de casamento, pra simbolizar sua aliança com Deus e com uma Igreja (o batismo é uma das formas de se membrar a uma igreja). Marcos 16.16 diz "quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". Isso porque as pessoas têm fé em Cristo, mas não se batizam para não firmar compromisso, mas se esquecem que o batismo foi uma ordenança de Jesus. É como fazer imensas declarações de amor a uma namorada e não querer se casar com ela: "amor, eu vou te amar pro resto da vida, mas não quero me casar com você". Não faz sentido.

Somente em casos em que não houver tempo de se batizar, como no caso do ladrão da cruz, é que o batismo não é requerido. E ele (o ladrão) é o melhor exemplo de que Jesus se preocupa mais com seu coração que com suas ações.

Quanto ao decreto de Bento XVI, espero que ele faça outros acertos como esse, que a própria Igreja Romana criou, sem base bíblica nenhuma, e que pode desvirtuar a fé de milhares de pessoas.

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1.8)
Trabalhei ontem. Que nem gente grande, diga-se de passagem. Com o serviço acumulado e uma reunião de 2 horas no meio, tive que correr pra adiantar o máximo de coisas possível. Notei, entretanto, que no bairro onde trabalho, só nós abrimos. Nós e o MacDonalds, único local onde pude almoçar (!?!).

A Taquara estava um silêncio só, inclusive na hora de ir embora. Nada de camelôs-vampiro (eles esperam anoitecer e lotam as calçadas do bairro) nem de spams do banco Itaú (com seus malditos uniformes amarelos e uma proposta de crédito imediato te cercando, um a cada 5 passos). Nada. Ninguém. Fui pro Merk pegar uma van pra casa, e demorou a sair, dessa vez não por causa da fila, mas porque não tinha muita gente pra encher a van.

Cheguei bem mais cedo que de costume em casa. Gostaria que todos os dias fossem assim.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

De volta. Apesar da fraqueza e dessa tosse que não me larga, voltei ao trabalho e, consequentemente, aos posts. Estou me atualizando, atualizando meu serviço (que ficou acumulado até então) e já já atualizo o blog.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Estou de molho, gente. A doença mais famosa do século 21: virose.

Desde ontem estou de cama, tudo dói, tenho tossido muito e estou tonto, mas o pior de tudo é que não consigo sentir o gosto dos alimentos!

Hoje acordei com menos febre (38.8 ao invés dos 39.5) e estou suando por todos os buracos (leia-se poros).

Orem por mim, há anos não sou derrubado assim por uma doença.

ps: espero também que isso justifique a falta de posts.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Nasceu ontem o João Marcos, bebê do Djalma e da Deise. Nasceu com uma pequena complicação na terminação do intestino e teve que entrar em uma cirurgia emergencial, mas ocorreu tudo conforme a vontade de Deus e o bebê passa bem. Já não precisa dos aparelhos pra respirar, está espertinho e agora é só aguardar a recuperação. A mamãe também passa bem, e já já teremos foto pra colocar no blog.

Pra quem não sabe (ou não lembra), a Deise é aquela mãezona de barrigão que todo mundo na Monte Horebe tava ancioso pra ver nascer logo. O casal participa do PG do Edilson.
Acordei 5:20h hoje, fui sonambulando até o centro de Campo Grande só pra confirmar algo que eu já desconfiava: a van estava lá, de volta. Cheguei no trabalho 7:20h, e fiquei esperando alguém chegar com a chave da administração...

Você pensa que sabe fazer origami? Pense novamente...





E você feliz com seu barquinho de papel...
Para ver mais, clique aqui.
Um esquema de interceptação que culminou com prisões mastodônticas, incluindo um desembargador. Uma operação da polícia federal que nem mesmo o presidente da República tinha ciência. Dinheiro e objetos de valor que necessitaram de um carro forte pra transporte. E eu me pergunto: quem precisa de Jack Bauer?

Eu ainda acredito nesse país.

segunda-feira, 16 de abril de 2007


Esposa e eu
Domingo agitado mais tranquilo. Pela manhã Igreja. Saímos mais tarde um pouco de lá pois estamos auxiliando no passeio de segunda-feira que vem, então almoçamos correndo na rua pois 15:00h era o chá de panelas da Patrícia. Tarde deliciosa, todos se divertiram e passou rapidinho. À noite culto, passamos na casa de Denilson e Vanessa pra bater um papo e casa. Mô ainda ficou aconselhando uma vizinha até quase meia-noite. Vida de servo não tem hora nem lugar.

Zé Pequeno tomou a boca do Cenoura

Parece notícia de Cidade de Deus, mas é coisa de Campo Grande mesmo. Alguém tomou a boca de alguém, segundo boatos e burburinhos na rodoviária de Campo Grande hoje pela manhã. O resultado é que cheguei pra pegar a van pra Taquara e um jovem com cara de poucos amigos informou "não tem cooperativa hoje". Ao perguntar a ele se o problema ocorria só hoje ou se era definitivo, ele demonstrou todo seu grau de paciência por ter sido designado para dar informações aos passageiros: "não tem cooperativa hoje". Pensei em fazer uma terceira pergunta, mas achei melhor não testar mais a longanimidade do rapaz. Só ao me dirigir para os pontos de ônibus que realmente constatei que Campo Grande estava um deserto sem as kombis, sem contar o silêncio quase sepulcral sem aqueles apitos e vozes de robô gritando nomes de sub-bairros desconhecidos, a não ser para os próprios moradores dos mesmos.

Peguei um 1134 pra Barra da Tijuca e cheguei na Taquara quase nove da manhã. Se fosse no emprego antigo, teria que obrigatoriamente voltar pra casa. Agora é correr pra colocar tudo em ordem de novo, e me preparar pra acordar mais cedo ainda a partir de amanhã.

E hoje ainda é segunda-feira.

sexta-feira, 13 de abril de 2007



Hoje também é dia do beijo!!! (na verdade é só dia do beijo, 13 de abril. O fato de ser sexta-feira é coincidência).

Muitos beijos a todos!!!
Mais um post da série "Rodrigo também é cultura":

A origem da superstição da sexta-feira 13 tem tantas versões que fica difícil saber qual é a verdadeira. Vamos à mais coerente:

13 de outubro de 1307, sexta-feira. A ordem dos templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV e seus membros foram presos e torturados (alguns executados) acusados de heresia. No momento de sua execução, os cavaleiros gritavam contra a multidão, xingando e amaldiçoando aquele dia. Desde então, toda sexta-feira 13 lembrava o mau agouro lançado pelos cavaleiros. Algumas versões dizem que foram as bruxas que amaldiçoaram esse dia, mas provavelmente essa história já vem influenciada pela superstição.

Outra versão conta que Jesus foi preso e crucificado em uma sexta-feira 13, e que o número 13 também estava presente na Santa Ceia (Jesus e os 12 apóstolos) trazendo naquele dia duas mortes, a do próprio Jesus e a de Judas, que se enforcou em uma figueira.

Outras lendas mencionam Loki, o espírito do mal, presente em uma reunião de 12 deuses (sendo que ele não foi convidado) que terminou em confusão em morte, reforçando a teoria de que convidar 13 pessoas pra um jantar ou reunião não dá lá muito certo.

No fim das contas, o que vale é a data não tem nada de mística, a não ser por aqueles que se aproveitam das crenças populares para fazer o mal. Na dúvida, siga o conselho de Tiago, no capítulo 4 versículo 7 da Bíblia: "sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".


Via Sedentário e Hiperativo.
Peguei um engarrafamento ontem e não consegui ir ao estudo na Igreja. Cheguei em casa às 21:30, e aproveitando o tempo antes da janta, resolvi entender qual a trama da "nova" novela das oito da Globo (novela é assim, você assiste um só capítulo e já sabe quem é quem e porque está ali).

Entra novela, sai novela, e nada muda no canal dos filhos do Roberto Marinho. Um marido que trai a esposa com uma menina mais nova, que quer ser a titular e acredita em tudo que o amante conta. Um casal de homossexuais incompreendidos porque o pai nunca deu amor ao filho, e como vingança o filho se junta com uma farsante pra forjar um casamento e tomar um dinheiro do coroa. Um filho que pressiona a mãe pra saber quem é o seu pai, e a mãe, em meio a choros e lamúrias de "eu não fui uma boa mãe pra você" jura de pés juntos que não conhece o pai. Uma mãe que expulsa o filho mais novo de casa, sabe-se lá porquê, e faz com que o filho "jogue pesado" após alguma garota lembrá-lo que sua mãe também é suja. E por aí vai...

Esse é o perfil de quase toda novela das oito. Deixando à parte coadjuvantes clichês como prostitutas que vêm ao Rio pra mudar de vida (Rio de Janeiro, América, cada uma viaja pra onde sonha), o veículo de comunicação mais utilizado pelo mundo, sintonizado no maior centro de audiência do horário, ensina isso para seus telespectadores: não importa o seu padrão de comportamento, o que importa é se você tem motivos pra ser o que você é. Seja pela vida que te castigou, seja pela beleza da Maria Fernanda Cândido, por mais que você esteja errado aos olhos do mundo, seu comportamento é totalmente aceitável se você está na novela das oito.

E é assim que o mundo se molda, através de exemplos. Quem não se lembra da quantidade de adolescentes que se identificaram com o casal de lésbicas que, mesmo desrespeitando seus pais e enfrentando a sociedade, foram tidas como heroínas na novela por estarem sendo verdadeiras? E a quantidade de imigrantes ilegais presos na fronteira do México (cujo número triplicou) ao ver Débora Seco tentando realizar o sonho de viver nos Estados Unidos?

Este é o objetivo da Rede Globo: distorcer os padrões familiares, implantar a discórdia no seu lar alimentando a rebeldia do seu filho, entrando com toda a permissão na sua casa todos os dias pra lutar contra aquilo que Deus e Sua palavra ensinam como correto. Lembro de uma vendedora na empresa em que trabalhei que torcia pra que uma personagem da novela largasse logo a esposa e consolidasse seu romance com uma fotógrafa, declaração essa floreada pela trilha sonora da tal personagem, estridentemente cantada pela tal vendedora.

Não aceitem que esse meio de comunicação contamine seu lar. Assista um filme, leia um livro, desligue a tv e vá bater papo, leia a Bíblia. "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (ICo 15.33). Eu te garanto que suas noites serão muito mais proveitosas.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Image Hosting by Picoodle.com
Sabe aquele logotipo que você acha o máximo, mas não sabe qual é a fonte? Seus problemas se terminaram-se acabaram.

No site Qual é a fonte? você faz um upload da imagem no seu computador ou de algum site, e após confirmar algumas letras da imagem, o site te informa as fontes aproximadas.

Depois é só procurar pelo nome da fonte no Google e partir pro abraço!

quarta-feira, 11 de abril de 2007

"Quando as necessidades para garantir a sobrevivência são grandes, as pessoas não têm interesse em desenvolver o pensamento."
Augusto Cury
Sexta-feira passada passamos a tarde na casa dos padrinhos da Monique. Estávamos conversando sobre uma casa ao lado que está à venda, e a madrinha da Monique nos convidou para ver a casa. Dentre idas e vindas pra ver rachaduras, tamanho dos quartos e prováveis reformas a se fazer, achei sem querer nos fundos da casa, no meio de várias bagulhadas, uma pilha de revistas em quadrinhos antigas, vulgo gibis.

Aquilo me deixou maravilhado! Apesar do estado das revistinhas (amareladas e amassadas) a grande maioria datava da minha infância, e aquilo me deu uma sensação de nostalgia que nunca senti antes, mesmo nos mais frenéticos bate-papos sobre Espectreman e Changeman.

Vários gibis do Pato Donald, Mickey, Os Trapalhões... anúncios do Instituto Universal Brasileiro, Tang, Comandos em ação... mas os achados que mais me agradaram foram os da Turma da Mônica.

Quando eu era criança, comecei a ler muito rápido, e minha mãe precisava suprir meu desejo pela leitura. Comecei como a maioria das crianças naquela época, com a turminha do Maurício de Souza. Lembro que minha mãe chegou a assinar as revistas, tamanha era a velocidade que eu conseguia terminar um gibi.

Enchíamos uma caixa de papelão com revistinhas, e tínhamos o hábito, meu irmão e eu, de ler as revistas no banheiro, na hora do bate-papo com o bocão (hábito de leitura do qual não consegui me livrar até hoje, diga-se de passagem). Até um dia em que meu irmão simplesmente (num ato de bondade quase angelical) DEU nossa caixa de gibis para nossos primos de Minas Gerais, que também colecionavam revistas e liam no banheiro.

Depois o tempo foi passando, e a Mônica e sua turma foram substituídos pelos heróis em quadrinhos. X-Men, Homem-aranha e companhia fizeram da minha adolescência uma lembrança boa, e além da leitura despertei a vontade de desenhar fiz até alguns cursos de desenho no Senac (na época em que o Senac ainda era do governo).

Hoje só sobrou a fome pela leitura (além de caixas e caixas de revistas de super-herói), que é saciada através de livros e livros que não me canso de ler. Minha mãe adquiriu esse hábito também e gosta bastante de um bom livro, e agora é minha esposinha que está aprendendo a ler.

Da tarde de sexta, vieram algumas revistas pra relembrar aquele tempo em que as crianças eram só crianças, e que o mundo ainda era um lugar bom pra se viver.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Teste de Inteligência

Resultado: 14 pontos

Você é de fato um gênio. Sua inteligência está muito acima da maioria das pessoas deste planeta. Pode considerar-se uma pessoa privilegiada. Seu potencial de raciocínio está quase que totalmente desenvolvido.

Teste a Sua Inteligência

Oferecimento: InterNey.Net

Mandem seus resultados através dos comments!
(Minha esposa vai falar que é soberba, mas eu tinha que divulgar, rsrs)
AimeuDeusdocéu! Davi foi passar seu primeiro dia na creche!

Na verdade foi sua primeira hora... é que como Mô arranjou um emprego mas ainda está em fase de negociação, temos tempo pra ver se ele vai se adaptar com as outras crianças, com a tia nova, e principalmente com a falta que a mãe vai fazer.

Deus queira que dê tudo certo, mas dá uma dor no coração...

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Íamos para Penedo nesse final de semana. Desistimos porque resolvemos ir ao acampamento da Igreja. Desistimos porque não tinha mais vaga, e não dava pra gente "se encaixar" com um bebê de 10 11 meses. Resolvemos novamente ir a Penedo, mas desistimos com medo da estrada. Ficamos na dúvida com qual família almoçar. Almoçamos com as duas. Chegamos em casa cedo na sexta e aproveitamos o tempo livre pra descansar. Sábado fomos selecionar as músicas pro casamento da Patrícia e Henrique, comemos pizza e pão da Patrícia. Domingo fizemos a tabelinha igreja/mercado/casa, intercalando um almoço e uma carona pra Denilson e Vanessa. Culto da noite com chuva e um novo ministério vindo por aí... ufa, feriado prolongado cansa, né?
Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Louco
é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego
é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

Mudo
é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

Paralítico
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

Diabético
é quem não consegue ser doce.

Anão
é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é... Bem... é Uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era... Era melhor, sim... Ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
- É.
- Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
- Que dia e que mês?
- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois!
- Não, três dias depois.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na Sexta-feira Santa... Ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- Ui...
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Ai Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo...

A Verdadeira Páscoa

Páscoa. Feriado prolongado, onde não se pode comer carne na sexta-feira, no sábado malha-se o Judas e domingo enchemos a pança de chocolate, porque o coelhinho trouxe ovos para nós (?!?). Esse é o seu conceito de páscoa? Vamos clarear um pouco essas idéias então.

Páscoa (Pesach) significa passagem. Ao contrário do que muita gente pensa, a Páscoa não foi instituída quando Jesus morreu. Jesus morreu na semana da Páscoa, festa judaica que comemora a passagem do povo de Israel pelo mar vermelho, na saída do Egito para a terra prometida, Canaã (Exodo 14). Por ordem de Deus, todos os anos o povo judeu (na época hebreu) deveria comemorar a libertação das mãos de Faraó, e como Jesus era judeu (todo mundo sabia disso, certo?) estava observando uma ordenança de Deus.

Jesus já sabia que seria entregue naquela semana para morrer, e instituiu ali a primeira ceia, que deve ser celebrada até sua volta (ICo 11.26), porém sua morte, seu sacrifício, teriam um significado muito maior. Antes da libertação do povo hebreu, a última praga de Deus para provar sua soberania sobre os deuses egípcios, seria matar o primogênito de cada casa que não tivesse a marca ordenada por Ele. E que marca seria essa? A resposta está em Êxodo 12.21-27:
Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. E acontecerá que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
Jesus é o cordeiro imaculado, perfeito, cujo sangue foi aspergido sobre nós, para pagar por nossos pecados, para que não mais fôssemos mortos, mas sim para que recebêssemos a vida eterna, em Seu nome. Hoje a páscoa é a lembrança desse sacrifício por nós, da morte de Jesus, o Messias, Cristo, Salvador, para que pudéssemos passar da morte para vida. Infelizmente não é o que muitos lembram nesse dia.

O coelho foi adotado como símbolo de fertilidade, uma vez que os hebreus no deserto se reproduziam como coelhos. E o ovo é um símbolo pagão Teuto-Saxão (origem germânica e inglesa), que embora aparentemente morto, contém uma vida que surge de repente. Essa cultura foi absorvida pela Igreja Católica Romana, que criou o hábito de benzer ovos coloridos antes da distribuição aos fiéis (a cultura de ovos coloridos vem da China), associando-os também à fertilidade. No inicio do século 19, as fábricas de chocolate começaram a crescer, substituindo os ovos de galinha por ovos de chocolate. A ressurreição de Cristo foi esquecida por muitos, mas esse ritual de "troca" de ovos permanece até hoje.

O peixe foi escolhido como símbolo dos primeiros cristãos, com base no milagre da multiplicação, e o fato de não se poder comer carne vermelha, tem relação com o sangue de Cristo, que será derramado na semana santa (para eles, Cristo morre todos os anos, para nós, Ele ressuscitou e está vivo) e envolve também a questão da penitência e jejum. Hoje em dia é tão ironicamente comemorada a ceia pascoal, com abstinência de carne e banquete de peixe (o que invalida a penitência!) que a própria igreja está abrindo mão desse preceito.

Fica só uma pergunta: se Jesus ressucitou três dias depois de sua morte, por que a ceia é feita na sexta-feira santa e a ressurreição é comemorada no domingo, dois dias depois?

A Voz do Povo...

free image hosting

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Luto pelo falecimento do pai de Débora Vieira. Nenhum post por hoje.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Aniversário do Henrique sábado. Fizemos uma festa surpresa na casa do Carlinhos. Ele ficou todo feliz, e nós também.

Só faltou Felipe ficar on-line hoje pra me mandar as fotos...
E Romário nããão fez o gol 1000... acho que ficou com medo da estigma do 1º de abril...
Remorso é aquele sentimento que bate quando você faz alguma coisa errada. Dói um pouco, você pensa que não deveria estar fazendo aquilo. Chega a dizer que não fará mais. Porém, uma vez que o remorso tenha passado, o erro volta. E é possível até que, após cometer o mesmo erro novamente, o remorso volte, e o mesmo sentimento de "não vou mais fazer" volte também, mas a tendência é que essa sensação diminua com o tempo. O coração vai se calcificando, até que o pecado não incomoda mais. No grego, remorso é metamelomai.

Arrependimento vem quando você peca e não quer mais errar, e não erra. Pelo menos, não mais propositalmente. Você tem convicção de que não quer aquilo pra sua vida, e evita o máximo possível errar novamente. No grego, metanói (ou metanóia), e significa, literalmente, mudança de mente.
Fim de semana agitadíssimo!
Um organograma pra fazer com mais de 60 componentes, um vídeo pra editar e uma apresentação para enviar pra igreja da Barra, mais dois micros pra mexer, mais uma pregação escrita ao vivo e digitada no power point para a multimídia em tempo recorde!!!

Ufa! Nunca pensei que fosse ficar feliz por ser segunda-feira!
Vi ontem numa reportagem do Fantástico que um casal não pôde se casar em uma igreja Católica Romana porque o homem tinha paralisia mental. Foi explicado na reportagem que a paralisia mental é ocasionada por falta de oxigenação do cérebro, geralmente causada na hora do parto, e que isso gera problemas a princípio (e em 90% dos casos) motores, mas que não é hereditário, nem impede na grande maioria das vezes que a pessoa tenha uma vida comum. No caso do casal de ontem, o padre alegou que eles seriam incapazes de procriar, portanto o casamento não era necessário e não seria autorizado pela igreja.

Nunca tinha ouvido um caso como este, mas parece que é pré-requisito para um casamento católico: casais estéreis ou homens impotentes sexualmente não podem se casar. Isso significa que a igreja católica é contra a adoção? O que impede que um casal que não pode ter filhos não poder criar um filho? Em um momento onde várias personalidades no mundo dão exemplos de adoção de crianças (Madonna e Angelina Jolie são os mais recentes) uma reportagem como essa vem abalar esse tipo de cultura (se bem que não foi citado isso na reportagem, mas uma vez que a adoção exige um ambiente familiar...).

Outra dúvida permeia minha mente: o que será que deu na Globo pra criticar a igreja Católica? Uma rede de TV marcada por sua parcialidade descarada e reportagens que buscam principalmente nutrir seu próprio interesse (lembram-se do homem do Rá, que despencou de ídolo à farsário quando não aceitou um desafio para provar sua paranormalidade?), deve tem algum objetivo subjetivo para exibir essa reportagem, tão bem pesquisada.