sexta-feira, 13 de abril de 2007

Peguei um engarrafamento ontem e não consegui ir ao estudo na Igreja. Cheguei em casa às 21:30, e aproveitando o tempo antes da janta, resolvi entender qual a trama da "nova" novela das oito da Globo (novela é assim, você assiste um só capítulo e já sabe quem é quem e porque está ali).

Entra novela, sai novela, e nada muda no canal dos filhos do Roberto Marinho. Um marido que trai a esposa com uma menina mais nova, que quer ser a titular e acredita em tudo que o amante conta. Um casal de homossexuais incompreendidos porque o pai nunca deu amor ao filho, e como vingança o filho se junta com uma farsante pra forjar um casamento e tomar um dinheiro do coroa. Um filho que pressiona a mãe pra saber quem é o seu pai, e a mãe, em meio a choros e lamúrias de "eu não fui uma boa mãe pra você" jura de pés juntos que não conhece o pai. Uma mãe que expulsa o filho mais novo de casa, sabe-se lá porquê, e faz com que o filho "jogue pesado" após alguma garota lembrá-lo que sua mãe também é suja. E por aí vai...

Esse é o perfil de quase toda novela das oito. Deixando à parte coadjuvantes clichês como prostitutas que vêm ao Rio pra mudar de vida (Rio de Janeiro, América, cada uma viaja pra onde sonha), o veículo de comunicação mais utilizado pelo mundo, sintonizado no maior centro de audiência do horário, ensina isso para seus telespectadores: não importa o seu padrão de comportamento, o que importa é se você tem motivos pra ser o que você é. Seja pela vida que te castigou, seja pela beleza da Maria Fernanda Cândido, por mais que você esteja errado aos olhos do mundo, seu comportamento é totalmente aceitável se você está na novela das oito.

E é assim que o mundo se molda, através de exemplos. Quem não se lembra da quantidade de adolescentes que se identificaram com o casal de lésbicas que, mesmo desrespeitando seus pais e enfrentando a sociedade, foram tidas como heroínas na novela por estarem sendo verdadeiras? E a quantidade de imigrantes ilegais presos na fronteira do México (cujo número triplicou) ao ver Débora Seco tentando realizar o sonho de viver nos Estados Unidos?

Este é o objetivo da Rede Globo: distorcer os padrões familiares, implantar a discórdia no seu lar alimentando a rebeldia do seu filho, entrando com toda a permissão na sua casa todos os dias pra lutar contra aquilo que Deus e Sua palavra ensinam como correto. Lembro de uma vendedora na empresa em que trabalhei que torcia pra que uma personagem da novela largasse logo a esposa e consolidasse seu romance com uma fotógrafa, declaração essa floreada pela trilha sonora da tal personagem, estridentemente cantada pela tal vendedora.

Não aceitem que esse meio de comunicação contamine seu lar. Assista um filme, leia um livro, desligue a tv e vá bater papo, leia a Bíblia. "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (ICo 15.33). Eu te garanto que suas noites serão muito mais proveitosas.

Nenhum comentário: