sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Diarista X Islâmicos

Foi ao ar na última terça-feira (não cheguei a assistir) um episódio de A Diarista em que Marinete vai trabalhar na casa de uma família de muçulmanos. Pra quem já assistiu sabe que o deboche é o ponto alto da série, e dessa vez não poderia ser diferente.

O que foi diferente foi a reação dos muçulmanos, após ver tradições islâmicas serem ridicularizadas no maior canal de TV do Brasil. Segundo o consulado Islâmico, se a Globo não fizer um pedido de desculpas público, os muçulmanos vão boicotar o Brasil, abrindo mão de comprar qualquer produto brasileiro como forma de retaliação.

Não estou aqui pra julgar exageros, e sim para frisar a força que tem uma comunidade reunida, seja ela um povo, uma nação ou uma religião específica. Somos grandes massas e estamos divididos em grupos, das mais variadas formas, e muitas vezes somos desrespeitados sem nos fazer valer nosso direito.

Ano passado um episódio da A Grande Família mostrou que o Beiçola, dono do boteco da esquina, por gostar de assistir novela foi diagnosticado como gay. Agostinho, personagem de Pedro Cardoso, o levou a uma Igreja Evangélica para ser "curado", sendo o Beiçola vítima de gritos de exorcismo e pancadas com bíblias. Não houve protestos no país.

Nos EUA, a numerosa Convenção Batista do Sul, que agrega cerca de 15 milhões de cristãos aprovou há dois anos um boicote a todos os filmes, produtos e centros de diversão da companhia Walt Disney, depois que o parque temático passou a permitir que a comunidade homossexual mundial comemorasse o Gay Day (Dia Gay) no Magic Kingdom.

O que falta no povo cristão hoje é atitude. Não basta somente ficar orando para que um homem se levante e faça a diferença, se NÓS não fizermos a diferença, trouxermos a responsabilidade pra nós. Somos um corpo, e juntos podemos muito mais do que pensamos ou imaginamos. Somos nós os principais responsáveis pela programação da tv hoje, pois somos nós que passamos horas assistindo a Big Brothers e novelas de cunho moral duvidoso, disfarçado sabiamente entre programas de ação social, como crianças desaparecidas ou síndrome de down.

Desliguem suas TVs enquanto a programação não for do nosso agrado, e vocês verão, com a força do povo (não, não é propaganda do Lula) que a qualidade da TV vai melhorar. E muito.

Nenhum comentário: