quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ouvi uma pregação do Lucinho em que ele diz que o diabo tem duas grandes mentiras. A primeira é "eu não existo". Se essa desculpa não colar, ele usa a outra: "tá bom, eu existo, mas tudo o que acontece com você é culpa de Deus".

Isso é uma grande verdade. Quantas pessoas culpam Deus pelas coisas ruins que acontecem, independente das ações incorretas dessas pessoas. Aqueles que acham que tudo na vida, tudo mesmo, é consequencia da vontade de Deus, sem levar em conta as influências malignas e muito menos os seus atos. Domingo ouvi um testemunho de uma pessoa que teve um problema e usou um artifício "ilícito" para resolver esse problema, e no final atribuiu a façanha a Deus, mesmo sabendo que o ato foi ilegal. Uma senhora no velório do marido, que havia saido pra pescar, bebeu demais e acabou se afogando, dizia repetidamente "Deus sabe o que faz". E quem é que nunca olhou pro alto e disse em alta voz "pô, Deus, por que isso tá acontecendo comigo?".

Precisamos entender que Deus só governa aqueles corações que estão sujeitos a Sua autoridade. Respostas práticas do tipo "mas eu sou assim" ou "mas Deus sabe porque eu fiz isso" são na realidade desculpas pra justificar nossas próprias ações, que são tomadas de vontade própria, sem submeter-nos à vontade do Pai. Para esses casos, Deus não pode agir, já que fizemos aquilo que "nós" achamos certo, e portanto somos os únicos responsáveis pelas consequências desses atos.

Nenhum comentário: