sexta-feira, 13 de abril de 2007

Mais um post da série "Rodrigo também é cultura":

A origem da superstição da sexta-feira 13 tem tantas versões que fica difícil saber qual é a verdadeira. Vamos à mais coerente:

13 de outubro de 1307, sexta-feira. A ordem dos templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV e seus membros foram presos e torturados (alguns executados) acusados de heresia. No momento de sua execução, os cavaleiros gritavam contra a multidão, xingando e amaldiçoando aquele dia. Desde então, toda sexta-feira 13 lembrava o mau agouro lançado pelos cavaleiros. Algumas versões dizem que foram as bruxas que amaldiçoaram esse dia, mas provavelmente essa história já vem influenciada pela superstição.

Outra versão conta que Jesus foi preso e crucificado em uma sexta-feira 13, e que o número 13 também estava presente na Santa Ceia (Jesus e os 12 apóstolos) trazendo naquele dia duas mortes, a do próprio Jesus e a de Judas, que se enforcou em uma figueira.

Outras lendas mencionam Loki, o espírito do mal, presente em uma reunião de 12 deuses (sendo que ele não foi convidado) que terminou em confusão em morte, reforçando a teoria de que convidar 13 pessoas pra um jantar ou reunião não dá lá muito certo.

No fim das contas, o que vale é a data não tem nada de mística, a não ser por aqueles que se aproveitam das crenças populares para fazer o mal. Na dúvida, siga o conselho de Tiago, no capítulo 4 versículo 7 da Bíblia: "sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".

Nenhum comentário: