segunda-feira, 2 de abril de 2007

Vi ontem numa reportagem do Fantástico que um casal não pôde se casar em uma igreja Católica Romana porque o homem tinha paralisia mental. Foi explicado na reportagem que a paralisia mental é ocasionada por falta de oxigenação do cérebro, geralmente causada na hora do parto, e que isso gera problemas a princípio (e em 90% dos casos) motores, mas que não é hereditário, nem impede na grande maioria das vezes que a pessoa tenha uma vida comum. No caso do casal de ontem, o padre alegou que eles seriam incapazes de procriar, portanto o casamento não era necessário e não seria autorizado pela igreja.

Nunca tinha ouvido um caso como este, mas parece que é pré-requisito para um casamento católico: casais estéreis ou homens impotentes sexualmente não podem se casar. Isso significa que a igreja católica é contra a adoção? O que impede que um casal que não pode ter filhos não poder criar um filho? Em um momento onde várias personalidades no mundo dão exemplos de adoção de crianças (Madonna e Angelina Jolie são os mais recentes) uma reportagem como essa vem abalar esse tipo de cultura (se bem que não foi citado isso na reportagem, mas uma vez que a adoção exige um ambiente familiar...).

Outra dúvida permeia minha mente: o que será que deu na Globo pra criticar a igreja Católica? Uma rede de TV marcada por sua parcialidade descarada e reportagens que buscam principalmente nutrir seu próprio interesse (lembram-se do homem do Rá, que despencou de ídolo à farsário quando não aceitou um desafio para provar sua paranormalidade?), deve tem algum objetivo subjetivo para exibir essa reportagem, tão bem pesquisada.

Nenhum comentário: