terça-feira, 24 de abril de 2007

O Limbo foi pro Limbo

Quase inevitável comentar este assunto, mas a Igreja Católica emitiu um decreto dando fim definitivamente no Limbo, lugar do inferno pra onde vão (iam) as crianças não batizadas.

Segundo a Igreja Católica, é o batismo que trás salvação ao homem, e por isso quanto antes ele for batizado (por isso o batismo de crianças) mais cedo ele tem a salvação. Para aqueles que se batizam, e aí o catolicismo considera também os batismos em outras religiões, a salvação está garantida, o homem recebe "graça" de Deus, pois cumpriu um sacramento (outros são a crisma, o casamento, a extrema unção, e mais alguns).

Qualquer um que analisar as Escrituras, não procurará muito para perceber que não basta ser batizado para receber a salvação. Efésios 2.8-9 diz "porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Não são as boas obras que vão me salvar, é a minha fé em Jesus!

1João 1.9 diz "se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". O primeiro passo para a salvação é o arrependimento. Mas como uma criança pode se arrepender se ela não entende o que é arrependimento? É impensado cobrar de uma criança conhecimento que ela não tem. Por isso os protestantes (não todos, algumas poucas demoninações não seguem esse padrão) só batizam aqueles que já passaram da idade do entendimento (média de 7 anos, mas que pode variar entre 6 e 12 anos). E só batizamos alguém que tenha total convicção do que está fazendo (ou seja, pais e mães que acham que o filho deve se batizar logo, são advertidos de seus erros).

Depois do arrependimento vem o batismo, mas o batismo é a sua declaração pública daquilo que você já sabe no seu coração. O batismo é como a aliança de casamento, pra simbolizar sua aliança com Deus e com uma Igreja (o batismo é uma das formas de se membrar a uma igreja). Marcos 16.16 diz "quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". Isso porque as pessoas têm fé em Cristo, mas não se batizam para não firmar compromisso, mas se esquecem que o batismo foi uma ordenança de Jesus. É como fazer imensas declarações de amor a uma namorada e não querer se casar com ela: "amor, eu vou te amar pro resto da vida, mas não quero me casar com você". Não faz sentido.

Somente em casos em que não houver tempo de se batizar, como no caso do ladrão da cruz, é que o batismo não é requerido. E ele (o ladrão) é o melhor exemplo de que Jesus se preocupa mais com seu coração que com suas ações.

Quanto ao decreto de Bento XVI, espero que ele faça outros acertos como esse, que a própria Igreja Romana criou, sem base bíblica nenhuma, e que pode desvirtuar a fé de milhares de pessoas.

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1.8)

Nenhum comentário: