quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Fui ao médico ontem. Estou com amidalite e conjuntivite. Ou seja, além de rouco, preciso trabalhar usando óculos escuros. Me sinto ridículo.

A propósito, conjuntivite não passa no olhar, como muita gente pensa. É preciso que haja toque entre as pessoas. Se eu coçar o olho, por exemplo, e apertar a mão de alguém que coçará seu olho depois, essa pessoa estará infectada.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

90 Visitas em Um Dia!

Sexta-feira esse blog bombou. Nunca recebi (nunca nem imaginei receber) tantas visitas de uma só vez. Agradeço a todos que aqui estiveram, em especial aos novos amigos da Blogosfera Cristã. Deus nos abençoe a todos (caraca, como eu gosto dessa frase!).

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Marketing Agressivo?

Rodrigo também é cultura!

1. Por que a barriga ronca quando estamos com fome?

De onde vem aquele incômodo ronco que nossa barriga faz quando precisamos comer? O gastroenterologista Antônio Frederico Magalhães, da Faculdade de Medicina da Unicamp, em São Paulo, explica que a mistura de ar e líquido existente dentro do estômago provoca o barulho por causa de uma movimentação que ocorre em pequenos intervalos de tempo.

As pessoas com o organismo mais sensível também podem produzir o barulho, assim como os indivíduos que não possuem uma alimentação saudável e comem alimentos gordurosos e artificiais.

"Quem tem uma alimentação mais adequada não produz o ruído com tanta regularidade", completou o professor.

2. O que é o soluço e por que ele aparece?

O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração. Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos.

Segundo o médico Tarcísio Mota, até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. "O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida, ou quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma", disse Mota.

Para se livrar do soluço, é possível utilizar algumas técnicas bem simples, como respirar em um saco de papel durante alguns minutos, fazer gargarejos com água fria e prender a respiração pelo máximo de tempo que conseguir. Outra opção é deitar de bruços por um tempo, pois essa posição faz com que a respiração se torne mais intensa, forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente.

3. O que faz surgir as olheiras?

A falta de sono, o estresse e até fatores genéticos podem causar o surgimento das olheiras. As indesejadas marcas surgem devido ao acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras.

"Com o passar do tempo, a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade também favorecem o aumento das olheiras", disse o dermatologista Paulo Freire. A pele ao redor dos olhos é muito delicada e fina, com uma espessura é de 0,4 mm. É por isso que as marcas aparecem com tanta facilidade nessa área do rosto. No resto do corpo, a espessura da pele pode atingir até 3 mm.

Ainda segundo Paulo Freire, o fator genético é muito comum. "A incidência em homens e mulheres é igual, porém, o problema é mais acentuado em mulheres morenas, que apresentam mais pigmentação na pele, situação que pode ser agravada com a tensão pré-menstrual", afirmou.

Segundo o médico, uma boa noite de sono e compressas de água fria locais podem ajudar a amenizar o problema. Compressas geladas de chá de camomila também ajudam a melhorar o aspecto das marcas.

4. Por que as mulheres ficam mal-humoradas na TPM?

Os homens que não acreditam em tensão pré-menstrual (TPM) podem ter certeza de que ela existe e não é nada incomum. Mal humor é apenas um dos sintomas causado pela TPM, também definida como síndrome pré-menstrual (SPM). Os médicos também apontam irritabilidade, tensão nervosa, ansiedade, aumento do apetite, vontade de consumir doces, agressividade, inchaço e dores nas pernas e mamas, taquicardia, cansaço, depressão, esquecimento, choro fácil, insônia, cólica, espinha, vômito e alteração da libido sexual.

TPM é a recorrência cíclica na 2ª fase da menstruação (depois da ovulação) de uma combinação de modificações físicas, psicológicas e/ou de comportamento severas o suficiente para determinar piora nas relações interpessoais ou interferir negativamente nas atividades usuais da mulher.

A origem da TPM é multifatorial - pode ser causada pela alteração hormonal e também por fatores emocionais, comportamentais e socioculturais, informou a ginecologista Patrícia Biavaschi.

De acordo com a médica, a TPM é mais freqüente a partir dos 30 anos. Segundo a Associação Catarinense de Medicina, de 40 a 75% das mulheres têm, em algum nível, tensão pré-menstrual. De 10 a 15% precisam de cuidados médicos, sendo que, destes casos, de 2,5% a 5% são considerados quadros clínicos severos.

Mas nem tudo está perdido. TPM tem tratamento. Ele consiste em medidas gerais e intervenções direcionadas ao específico conjunto de sintomas apresentado pela paciente. As medidas gerais incluem exercícios físicos, redução do estresse e modificações na dieta, com restrição de sal, chá preto, café, chocolate e chimarrão. Quando apenas as mudanças comportamentais não resolvem, o tratamento medicamentoso é proposto, visando diminuir a ciclicidade ovariana (com os anticoncepcionais hormonais) ou atuando sobre sintomas específicos (diuréticos e antidepressivos).

Sexta!!!

Estou rouco, fanho e com a garganta inflamada. Em menos de 48 horas terei que dar aula e pregar num culto doméstico. Que Deus tenha misericórdia de mim!
Assisti ontem Linha Direta Justiça, que trás casos que abalaram a história da criminalidade do Brasil. O crime de ontem ocorreu em 1985, e retratou a morte de Mônica Granuzzo, que caiu (ou foi jogada) do 7º andar de um apartamento em Ipanema. A menina tinha 14 anos na época, e foi assediada e espancada por um rapaz de 22 anos, hoje já em liberdade.

Uma frase ficou marcada na minha memória, de uma amiga de colégio da Mônica: "foi um crime que abalou toda a sociedade, numa época em que ninguém estava acostumado com essas coisas". Realmente, nos anos 80, ninguém estava acostumado com esse tipo de crime. Hoje em dia a violência está banalizada. As pessoas matam e morrem por qualquer motivo, até por copo de cerveja. Pra assustar a sociedade, pra alarmar a população hoje, tem que derrubar um prédio inteiro, ou Torres Gêmeas, tem que ser um avião caindo, tem que morrer mais de 200 pessoas.

O que o mundo hoje não sabe é um dos princípios do fim: filhos contra pais, pais contra filhos, nação contra nação e reino contra reino, guerras e rumores de guerras (Mc 13). A violência gratuita oferecida em todos os meios de comunicação em breve chegará ao vivo, disponível pra quem quiser ver. E cabe a nós, o sal da terra, lutar contra isso, batalhar para abreviar a volta de Cristo, e espalhar o verdadeiro evangelho para que a cada dia mais e mais pessoas possam conhecer o Único Salvador de nossas almas.

Pensem nisso.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Acabou a Graça

“Prezada senhora Silva,

Estou escrevendo em resposta ao seu pedido de perdão desta manhã. Sinto informá-la que você atingiu sua cota de pecados. Os registros mos­tram que, desde que solicitou nossos serviços, você errou sete vezes na área da ganância, e sua vida de oração está abaixo do padrão, compa­rada a outras da mesma idade e em iguais circunstâncias. Ademais, a inspeção revela que sua compreensão doutrinária caiu vin­te por cento, e você tem excessivas tendências à bisbilhotice. Por causa de seus pecados, você é uma candidata de alto risco para o céu. Você compreende que a graça tem os seus limites. Jesus envia seu pesar e, respeitosamente, espera que você encontre outra forma de cobertura.”

(retirado do CELVA, que retirou do livro NAS GARRAS DA GRAÇA - Max Lucado)

CELVA

O pessoal da banda estreita que me perdoe, mas achei lindo esse clipe do CELVA, uma galerinha de São Paulo que têm sido sal da terra nessa geração. CELVA é a sigla para "Comunhão, Edificação e Louvor entre verdadeiros amigos". Mais informações acessem seu blog.
Se você quiser, pode dar play no vídeo e em seguida pause, e aguardar carregar enquanto faz outras coisas. Vale a pena.

Terça com Chuva

E uma pequena gripe pra completar...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Polonês fotografa fogueira e vê imagem do Papa

Deus nos criou para adorá-LO. Quando não colocamos Deus como centro de nossa adoração, O substituímos por qualquer outra coisa, mas o homem precisa adorar alguém, ou algo.

Segundo a fonte, o Vaticano já se pronunciou dizendo que concorda que a chama seja manifestação do Papa João Paulo II.

"O meu povo morre, porque lhe falta o conhecimento; porque tu rejeitou o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Oséias 4.6
Sair do trabalho com o dia ainda claro é muito bom, mas nada me tira essa sensação de "tempo roubado" do horário de verão.

Sem contar que quando começo a me adaptar, o horário de verão acaba. Humpf!
No caminho de casa pro trabalho vi uma loja fechada com uma placa "conserta-se imagens". Provavelmente é uma loja que trabalha com gesso etc., mas foi quase impossível não associar à nossa imagem.

A coisa mais difícil pra uma pessoa é construir uma imagem. E mais difícil ainda é quebrá-la. Construir uma imagem de si mesmo é muito difícil, mas se essa imagem for errada, ou se você mudar a trajetória no meio do caminho, carregará esse peso durante muito tempo.

Como não existe loja pra consertar imagem de ser humano, tome muito cuidado com a imagem que você constrói de si mesmo. Será essa imagem que as pessoas que te conhecerem, seus filhos e seus vizinhos levarão com eles, e pode não ser a imagem de quem você realmente é.

Jesus conserta vidas, mas sua imagem depende de você!

Cristianismo Criativo


O blog Check List para viver o Cristianismo hoje está sorteando o livro Cristianismo Criativo. Para participar, basta clicar na imagem e deixar um comentário no blog dizendo que forma criativa você usa (ou conhece) para divulgar o Evangelho. O sorteio será dia 25/10. Boa sorte!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sexta!!!

Tudo bem, hoje não é sexta. Mas com o feriadão que vem aí, não deixa de ser o último dia útil da semana...
Sonhei que pregaria no culto das 8 na Igreja, mas que não dava tempo por causa das apresentações que ocorreram no culto.

No final do sonho, pastor Paulo perguntava "Rodrigo, quer dar aula no lugar do Roger agora?". Fiquei mais nervoso que na vida real, acho.
Clique para ampliar
(via)
Não bastasse o caminhão de coisas que se acumularam essas semanas devido a uma fiscalização que estávamos atendendo na empresa, meu computador acaba de parar. Pelo diagnóstico, é a placa de vídeo (de novo).

Minha esposa mandou logo eu comprar outra, e não ficar comprando produtos de segunda mão (ela é meio avessa a isso). Vou sábado enfiar a mão no bolso e comprar logo uma de boa qualidade. Tomara que consiga fazer de volta o dinheiro que estou investindo no micro.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Quem assistiu A Era do Gelo, viu que no começo do filme um esquilo meio pré-histórico (ele tem nome, mas eu não lembro) tenta escalar uma montanha de gelo, e acaba por fazer uma pequena perfuração na barreira que impedia a água de passar. Após esse pequeno orifício, vários outros começam a surgir, até que cria uma rachadura e essa acaba por derrubar toda a estrutura de gelo.

Em nossas vidas, quando não vigiamos e damos lugar ao diabo, acontece a mesmíssima coisa. Uma pequenina brecha que seja para que o mal entre, se torna uma rachadura que acaba por derrubar os alicerces de nossa alma, nosso espírito, nossa vida.

Vigiemos, pois, para que não deixemos nenhuma brecha para o inimigo, e selemos nosso corpo com a argamassa que é Jesus Cristo!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Sexta!!!

Aprecie com moderação...

Sinto o Cinto

Estou parado no sinal. O trânsito está horrível. Clima típico do Rio de Janeiro, seco e quente. Em meio a buzinas e ronco de motores, mantenho minha normal tranquilidade, ouvindo um louvor (sempre um louvor) no rádio do carro.

De repente me sinto incomodado, angustiado. O cinto de segurança incomoda, aperta demais. O volume do rádio fica mais baixo, até o ponto em que não consigo mais ouví-lo. "O cinto está incomodando", penso, sabendo que não posso tirá-lo pois a lei não permite. Percebo que minhas duas mãos estão no volante, mais um ponto para o bom motorista. Mas percebo também que algo está errado. Alguma coisa angustiante, sufocante, uma sensação repentina de tristeza, de agonia. O cinto está apertando de verdade, sinto pressão contra o peito. Olho em volta mas as pessoas não me notam, cada um preocupado com seu próprio mundo, olhando atentamente o semáforo que teima em mostrar sua luz vermelha. Tento afrouxar o cinto, puxando-o com a mão, mas a pressão contra o banco é tamanha que não consigo sequer encaixar o polegar entre o cinto e meu peito. Tento soltar a trava, mas pressiono em vão o botão.

Quando o cinto começa a cortar minha carne por debaixo da roupa, percebo que não tenho mais espaço para respirar. É como se algo ou alguém puxasse o cinto com todas as suas forças. O suor escorre pelo meu rosto e somente pequenas arfadas puxam pra dentro o ar que já não é suficiente pra alimentar o corpo, e a cabeça dói como se estivesse no alto da serra, contrariando a sensação de fundo do mar que meus pulmões sentem. Dor, muita dor, e mais nenhum espaço pra me debater ou fôlego pra pedir socorro. Apenas uma pequena frase, quase inaudível, sai dos meus lábios: "sai... em nome... de Jesus!"

Repentinamente o cinto se afrouxa e todo o meu corpo é jogado pra frente. Meus ouvidos voltam a ouvir o som vindo dos pequenos auto-falantes quando percebo que o sinal abriu e os carros começaram a andar. Minha cabeça bateu de encontro ao volante devido à força que fiz para me livrar daquela amarra, mas não é mais dor que sinto. Agora é o alívio que me preenche, junto com uma Paz que excede a todo entendimento.

Tudo poderia não ter passado de um sonho, se não fosse aquela marca no meu peito. Engato a primeira marcha e saio com o carro, sob o protesto dos motoristas atrás de mim, certo de que venci mais uma batalha.

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é real. Não existem coincidências no mundo espiritual.

Eu Celebrarei - 4 por 1


Agora eu sei que o Senhor restaura o seu povo
Ele se move no céu com sua destra fiel
Agora eu sei que o Senhor restaura o seu povo
Ele se move no céu com sua destra fiel

Uns confiam em carros, outros confiam na força de suas mãos
Uns confiam em cavalos, mas eu te amo eu te quero.

Eu celebrarei a glória do Rei
Eu celebrarei a glória do Rei

Eles se curvam e caem
Eles se curvam e caem
Eles se curvam e caem diante de Ti

E eu me levanto e fico de pé
E eu me levanto e fico de pé
E eu me levanto e fico de pé
"O pior momento para um ateu é quando ele realmente está agradecido e não tem ninguém para agradecer."
Dante Gabriel Rosseti, artista (1828 - 1882)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A cara de quem?

Duas Caras, próxima novela das 9 da Globo, levará ao ar uma dualidade religiosa que deve causar polêmica. Dividirão a cena e os adeptos na mesma história um terreiro de umbanda e um culto evangélico. A idéia do autor Aguinaldo Silva é mostrar as religiões predominantes no morro e como elas se relacionam.

"É fato que em cada esquina em uma favela há uma igreja pentecostal, um culto evangélico, como há muitas mães-de-santo também", justifica Aguinaldo. "As duas religiões terão a mesma importância na trama, tendo personagens dos dois lados", continua. "Elas terão uma relação pacífica, assim como é na favela."

Chica Xavier será a mãe-de-santo Dona Setembrina na favela ficcional Portelinha. Já o líder evangélico, o Pastor Lisboa, será vivido por Ricardo Blat. Ambos estão fazendo visitas a cultos evangélico e rituais de umbanda.

O autor sabe que seguidores de ambas as religiões estarão de olho na novela, e já está pronto para encarar as críticas. "Mexer com religião sempre é complicado, mas pretendo fazer tudo de forma respeitosa", diz. "Agora, polêmica sempre vem."

Fonte: Antena Cristã.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"hoje vivemos em um mundo de fraldas descartáveis, lâminas descartáveis e mulheres descartáveis. Todos os dias muitas mulheres são abandonadas e descartadas. A conveniência tem mais valor que o compromisso."
Ediwin Cole

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Evangelho quer dizer boas novas. Quando Jesus ordenou que seus discípulos pregassem o evangelho (Lucas 10), ele quis dizer exatamente isso: que levassem as boas novas, de que o Messias estava entre eles, e trazia palavras de vida eterna, água para que nunca mais tivessem sede e rios de águas vivas fluindo de seus ventres.

Hoje a grande maioria das pessoas não entende mais o evangelho como uma boa nova, e sim como um produto, em que as pessoas devem receber de qualquer forma. O evangelho não é um remédio, que deve ser dado a uma criança forçadamente, mesmo que ela não queira beber. O evangelho é, assim como qualquer boa notícia, anunciado em sua forma completa, trazendo as pessoas ao arrependimento genuíno e à transformação de vidas.

Que se levantem homens que sejam verdadeiros discípulos de Cristo, que anunciem o evangelho verdadeiro, não aquele que vem somente para acrescentar coisas boas, mas aquele que retira do homem todo o mal e o trás para a verdadeira luz.
Culto de ação de graças na casa da Graça sábado (sem trocadilhos). Estava bastante cansado do dia agitado, e demorei para "entrar no clima", mas acredito na minha missão de levar o evangelho à todos os lugares, então não podia me negar, ainda mais a ela, uma pessoa tão especial.

Também era aniversário do Arthur, então louvamos a Deus pela sua vida e recebi de Deus uma palavra sobre "encontrar Jesus". Falei de Zaqueu e o arrependimento de um homem quando se encontra verdadeiramente com Cristo.

O bom de se estar fraco é que Deus toma o controle de toda situação. Quando estamos confiantes e cheios de energia, nosso ego pode tomar a frente, mas não foi o que aconteceu sábado. Houve choro, arrependimento, alguns que estavam afastados voltaram pra casa do Pai e outros que não conheciam a Jesus se decidiram por uma nova vida naquela noite.

Fiquei muito feliz, espero que esses cultos sejam cada vez mais freqüentes.

ps: ah, e nossa amiga Cristina descobriu um novo dom. Não vou falar nele agora porque ela ainda está meio, digamos, espantada.