quinta-feira, 15 de março de 2007

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?... E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente..." 1 Coríntios 6.14,16

A Bíblia fala de jugo desigual, mas o que é jugo desigual?

Jugo (ou canga) é a haste da carroça que prende os animais lado a lado (não confunda jugo com julgo, que vem de julgar). Ela é utilizada no campo, em trabalhos pesados como arrastar alimentos ou arar o campo. Qualquer fazendeiro que se preze, nunca colocaria, por exemplo, um boi e um jumento no mesmo jugo, por diversos motivos: o jumento é mais rápido que o boi, logo ambos mediriam força; o boi é maior, logo o jugo ficaria inclinado; o jumento se assusta facilmente, empacando várias vezes, e por aí vai. Logo, o resultado dessa união seria o caos para este fazendeiro, sem contar com o desgaste dos dois animais.

Esse é o jugo desigual. É tentar colocar duas pessoas de naturezas diferentes para caminhar lado a lado, e esperar que haja harmonia nessa união. Por isso a importância de sempre meditarmos na Bíblia, pois ela é o nosso manual de instruções, livro obrigatório para aqueles que querem estar dentro da vontade do Senhor.

O próprio Jesus oferece seu jugo em troca daquele que carregamos em nossa vida. Basta aceitá-lo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11.28-30

Nenhum comentário: