sexta-feira, 11 de abril de 2008

Heresias (parte II)

A primeira atitude para ser aceito por Deus é o arrependimento. No processo de reencontro do Criador e Sua criatura, Deus deu o primeiro passo e estendeu não só a mão, mas também Seu filho para cumprir toda a lei e pagar o preço por nós. Nossa atitude é arrepender-nos dos maus caminhos e receber essa mão estendida, entender e confirmar com nossa boca e coração que aceitamos o preço pago, e que somente Jesus é capaz de nos salvar desse mundo louco e nos levar de volta pra Deus. Sem essa atitude, não se chega a Deus. É possível ir ao encontro de Deus como estamos, mas é necessário aceitarmos que estamos errados para que Ele possa nos ajudar.

A distorção da Palavra de Deus nos dias de hoje, infelizmente, mostra algo diferente. Temos representados na igreja a cena inversa: de um lado o homem, que com sua infinita misericórdia resolver reconhecer que Jesus morreu por nós, e do outro lado Deus, que faz de tudo para agradar Seus filhos, e que não pode falhar, correndo o risco de ter uma alma desviada ou ser colocado de castigo. As pessoas na Igreja de hoje têm dado ordem a Deus, e se queixam como bebês chorões quando suas exigências não são atendidas. É um tal de "eu declaro", "eu ordeno", "eu exijo", que mais parece um filme infantil, onde quem tem a varinha mágica maior detém mais poderes e pode fazer mais pelos outros (seja bondade ou maldade).

No meio de tanta independência do homem em relação a Deus, onde Deus é um simples garçom que trás as bênçãos para seu povo, tomamos cada um sua própria atitude, a nosso bel prazer, e quando erramos ou algo não dá certo, advinha de quem é a culpa? "Deus não tinha o direito de fazer isso comigo" ou "foi da vontade de Deus" são as primeiras frases que ouvimos.

Mudamos o "Deus sabe todas as coisas" para "Deus controla todas as coisas", esquecemos do livre arbítrio dado a Deus e fugimos de nossas responsabilidades, e é aí que nasce mais um versículo bíblico inexistente, pelo menos nos 66 livros canônicos: "não cai uma folha de uma árvore se não for da vontade de Deus".

Deus sempre quer o melhor para nós, mas nem sempre nosso coração quer esperar o tempo de Deus. Tomamos o papel e a caneta das mãos de Deus e escrevemos a história do nosso jeito, e depois devolvemos pra Deus corrigir os erros. Descanse no Senhor e permita que Ele escreva suas história. Pode não ser com o roteiro de cinema que você espera que sua vida seja, mas tenho certeza de que essa história terá um final feliz.

Nenhum comentário: