segunda-feira, 31 de março de 2008

Heresias (parte I)

Se há uma coisa com a qual eu luto é contra as heresias na Igreja. Heresia é tudo aquilo que distorce a Palavra de Deus, que dá um significado diferente ou que cria novos versículos para suplantar necessidades humanas ou teológicas.

Muitas pessoas se valem da falta do hábito de leitura das ovelhas e entregam mensagens picotadas para basear seus sermões ou ensinamentos, direcionando o povo a seu bel prazer. Outro hábito que pode criar uma heresia é o da ignorância, que faz com que pessoas repitam o que ouvem sem procurar saber a origem do texto ou versículo.

Vou dar um exemplo clássico do que estou falando: "Venha como estás." Quase sempre essa frase vem colocada após um "a Bíblia diz" ou "Jesus disse", quando na verdade não existe esse versículo na Bíblia. Os ensinamentos de Jesus e seu tratamento para com ladrões, prostitutas e pecadores em geral nos mostra que Deus nos recebe do jeito que estamos (mas requer mudanças, e sobre isso falaremos mais à frente) porém em nenhum dos quatro evangelhos Ele diz "venha como estás". E olha que eu já ouvi até louvor em que a letra dizia isso (buscando na Internet descobri que existem dezenas, para minha tristeza e desespero).

O assunto é extenso e não quero posts cavalares porque senão ninguém lê. No decorrer da semana trarei mais pérolas bíblicas para ajudar na reflexão desse texto. A Paz de Cristo.

Nenhum comentário: