quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Meu amigo Ney Vianna criou uma conta no msn, e caiu na asneira de enviar seu contato pelo orkut. Resultado: 15 janelas de bate-papo pipocando em sua área de trabalho. Mesmo eu, que trabalho há alguns anos com instant messegers (sou do tempo do ICQ), há momentos em que é difícil controlar as janelas, onde o simples piscar de uma mensagem já tira a concentração.

Pensando nisso, achei na internet algumas dicas valiosas pra quem não quer ser mais prejudicado que auxiliado por essa ferramenta:

1. Crie duas contas. Uma com os contatos de trabalho e outra com os amigos. Assim você também evita ser importunado com assuntos profissionais quando estiver de folga.

2. Evite os nicks polêmicos. Exemplo: "Vou pedir demissão" ou "testei o penis enlargement". Muitos dos seus contatos vão querer saber mais, seja porque se importam com você ou porque simplesmente querem um assunto pra fofoca.

3. Ainda nessa lógica, o MSN virou uma espécie de microblog. Mas, se você está sem tempo, evite muros de lamentações ou nicks que provocam conversas. Manchetes bizarras de jornais, confissões do seu estado de humor, evite tudo o que puder incentivar os amigos a intervir.

4. Não diga que está ocupado, não vai adiantar. Apareça offline ou não responda (saudade das visible lists do ICQ).

5. Seja sincero: "agora não posso falar", "desculpe-me, não pude responder na hora".

6. Imagine que o MSN seja como um celular. Se este ficasse tocando toda hora, seria um inferno. Assim, use com inteligência.

Fonte: Magaiver.

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