sexta-feira, 1 de junho de 2007

Rodrigo também é cultura

Você é curioso, carente, desinformado ou adora levar vantagem? Então você é uma vítima perfeita para um golpe de Phishing.

Phishing é um tipo de fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares. Em um phishing (também conhecido como phishing scam , ou apenas scam), uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrônica, geralmente um e-mail, recado no site Orkut ("scrap"), entre outros exemplos.

Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo a fornecer informações sensíveis (números de cartões de crédito, senhas, dados de contas bancárias, entre outras) ou baixar e executar e arquivos que permitam o roubo futuro de informações ou o acesso não autorizado ao sistema da vítima .Via Wikipedia


Para conseguir dinheiro fácil, os mal-intencionados da rede só precisam de uma história convincente para fazer com que a vítima clique num link que acompanha a mensagem.

Pronto. Quando o internauta segue a sugestão, com a intenção de "aproveitar essa oportunidade imperdível", instala involuntariamente em seu computador um programa que pode desativar softwares de segurança, apagar arquivos ou até roubar as informações do micro --agora infectado.

Para o pessoal que gosta de um Top 10, aí vai uma lista do Pc World de golpes brasileiros mais comuns:

1) Você está sendo traído
Realmente , as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link “para as fotos com a traição”.

2) BBB
O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo “veja as fotos proibidas de Íris”, “imagens inéditas da Grazi” ou "parabéns, você foi sorteado".

3) Vídeos eróticos de celebridades
“Cenas tórridas de Daniella Cicarelli”, “vídeo de Juliana Paes”, “imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado”. São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.

4) Piada do Humor Tadela/ Charges.com.br
Com o objetivo de rir um pouco , muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.

5) Cartão virtual
“Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual.” Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.

6) Tragédias
Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos , morte da Kelly Key, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.

7) Conta telefônica que não foi paga
Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando... Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.

8) Sua compra foi concluída
O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino, Fnac ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.

9) Serasa /SPC
Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.

10) Sua conta do Orkut será cancelada
“Mas eu não fiz nada de errado!” Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada. O Orkut não fica mandando emails ameaçando ninguém.

Mesmo sabendo que quem cai nesse tipo de golpe não vai ler isso aqui, fica o alerta:
Receita Federal , Bancos, Serasa, Justiça Eleitoral, etc não mandam emails pedindo seus dados ou enviando formulários de cadastro. Ah , e deixa de ser otário e pára de acreditar em coisas que vêm de graça em emails de gente que você nem conhece.

Copiado descaradamente do Cópia Carbono, com exceto da imagem.

Nenhum comentário: