sexta-feira, 8 de junho de 2007

Quem é o seu próximo?

Uma mas coisas que eu mais amo em Jesus é sua ousadia. No meio de homens hipócritas e doutores da lei que, como diz o popular "mandavam prender e mandavam soltar", Jesus era ousado em explanar seus erros e ensinar, algumas vezes com frases incisivas, outras com discretas parábolas, onde os homens estavam (e ainda hoje estão) errando.

É o caso da parábola do bom samaritano, retratada em Lucas 10.30-37. Após instruir um doutor da lei que para servir a Deus o mesmo deveria ajudar seu próximo, foi questionado: "E quem é o meu próximo?". Jesus lhe respondeu contanto a famosa parábola do viajante que fora assaltado e espancado, jogado à beira da estrada, confinado à morte. Por ele passaram três pessoas, em tempos diferentes. Um sacerdote, um levita e um samaritano. O sacerdote, ao ver aquele homem ao chão, quase morto, preferiu negligenciar auxílio a se tornar impuro (na lei judaica, um sacerdote não pode tocar um cadáver). O levita (descendente da tribo de Levi, que ganhou destaque quando sua tribo não adorou um carneiro de ouro levantado para substituir Moisés, e ganhou algumas regalias, como não lutar em guerras e cuidar exclusivamente da manutenção do templo) também se achou ocupado demais, e passou de arco pra não ter que ajudar o homem caído.

Somente o terceiro homem ajudou aquela vítima, cuidando de seus ferimentos, levando-o até uma estalagem e colocando as despesas em sua conta, para que o viajante não tivesse que pagar nada quando em condições de voltar pra casa. O único problema com este terceiro homem, era que o mesmo vinha de Samaria, povo rejeitado pelos judeus, inimigos desde que os samaritanos quiseram auxiliar na reconstrução do templo e foram proibidos pelos judeus que saiam do cativeiro, e acharam por bem criar seu próprio templo a Deus.

Judeus e samaritanos não se falavam (por isso o espanto dos discípulos ao verem Jesus conversando com uma samaritana no poço), e ter um judeu sendo ajudado por um samaritano, depois de ter sido ignorado por um sacerdote (quase autoridade máxima para os judeus) foi chocante de se ouvir. Cristo sabia que seu exemplo causaria impacto e desconforto naqueles que o ouviam, e talvez por isso essa mensagem ficou guardada no coração daqueles que eram como copos de vidro limpos do lado de fora, com belas ações e postura impecável, mas que por dentro estavam sujos, com um coração duro e inflexível.

E você? Quem é o seu próximo?

Nenhum comentário: