sexta-feira, 22 de junho de 2007

O que é mais importante?

Diálogo entre patrão e empregado:

- O que é mais importante na vida, família ou emprego?
- Família? - Sem muita convicção.
- Claro que não! O emprego é mais importante. Sem emprego você não tem possibilidade de sustentar uma família!

Não culpo este homem pelo seu modo de enxergar a vida. Nossa cultura desde sempre foi direcionada para que o homem trabalhasse e a mulher tomasse conta de casa. Mesmo com o mundo globalizado e feminista que temos hoje, ainda presenteamos nossos filhos com ferramentas e nossas filhas com bonecas e panelas. Somos condicionados a mudar nossas prioridades, pois não temos referências claras no mundo afora.

O verdadeiro cristão deve ter suas prioridades muito bem definidas, para que possa ensinar e influenciar outras pessoas. Mesmo o cristão que não enxerga essa ordem está fadado ao fracasso, em algum momento da sua vida (veja que isso não significa que ele não seja bem sucedido, apenas infeliz). A ordem é:
  1. Deus
  2. cônjuge
  3. filhos
  4. trabalho
  5. igreja (templo)
A lista vai se estendendo conforme o meio social de casa um. Deus é o mais importante de tudo. Deus deve sempre estar em primeiro lugar em nossa lista. É a vontade Dele que prevalece (Mt 6.33). Em segundo lugar vem a esposa ou marido (Gn 2.24). Os filhos vêm depois da esposa, e o trabalho vem em seguida.

Por que o trabalho vem depois da família? Porque sem trabalho você pode até não conseguir sustentar uma família financeiramente, mas se essa família tem Deus como alicerce, ela será sustentada mesmo no meio da maior tempestade (Mt 7.25). E a igreja está em último lugar nessa lista, não por ser mais importante, pois várias outras coisas estão abaixo dela na vida, porém nem sempre é possível abandonar o trabalho no meio do expediente para auxiliar na igreja, nem se deve abandonar marido em casa para passar o dia trabalhando no templo, seja qual for o ministério (At 18.1,3; 1Pe 3.1).

Invertam a ordem de prioridade de vocês, caso ela esteja desorganizada. Muitos dos problemas da sociedade hoje poderiam ser resolvidos, se nossos valores fossem bem estruturados. Pensem nisso.

Nenhum comentário: