quinta-feira, 17 de maio de 2007

Rodrigo também é cultura

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante. Pode ser útil para outras pessoas.

Por favor, não diga e não escreva:
  • "menas" (correto é "menos");
  • "mortandela" - correto é "mortadela";
  • "mendingo" - correto é "mendigo";
  • "trabisseiro" - correto é "travesseiro";
  • "trezentas gramas" - (é grama de peso e não grama de capim) - então o correto é "trezentos gramas";
  • "de menor" e "de maior" - o correto é simplesmente "maior" ou "menor" de idade);
  • "imbigo" - o correto é "umbigo";
  • "eu truxe" - o correto é "eu trouxe";
  • "meio dia e meio" - correto é "meio dia e meia"(hora);
  • "beneficiente" - correto é "beneficente";
  • "meia cansada" - correto é "meio cansada";
  • "asterístico" - o certo é "asterisco";
  • "ponto pacífico" - o correto é "ponto passivo".
Lembre-se também ao escrever:
  1. Mal - antônimo de bem (estou passando mal (bem);
  2. Mau - antônimo de bom (não estou de mau (bom) humor).
  3. O certo é CUSPIR e não GUSPIR.
  4. O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE (se for aquela janela do banheiro ou da cozinha, agora se for quem vasculha...).
  5. Se estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (Com U) e não "soando", pois quem "soa" é sino! Ou "isso está me soando mal" (de parecer).
  6. O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.
  7. Homem diz OBRIGADO e mulher OBRIGADA. (E acredite: se for plural, O obrigado -assim como AGRADECIDO-, acompanha : homens - OBRIGADOS e Mulheres - OBRIGADAS!).
  8. O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
  9. "FAZ dois anos que não O vejo" e não " FAZEM dois anos".
  10. "por isso" e não "porisso".
  11. "HAVIA muitas pessoas no local" e não " HAVIAM".
  12. PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para O Zé Dirceu).
  13. Escreva A PARTIR e não À PARTIR (antes de verbo NÃO se USA crase!).
  14. Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer ... E não para MIM fazer, para MIM comprar ou para MIM comer. (mim não conjuga verbo; apenas "eu, TU, ele, nós, vós, eles").
  15. As pronúncias:
  16. CD-ROM é falado igual a ROMA sem O A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura. A pronúncia RUM é de Room (porta).
  • HALL se diz RÓL não RAU, nem AU.
  • Feche (fêche, som fechado) a porta, e não (féche - a não ser que você seja nordestino!);
  • Poça(pôça) de água e não (póça);
O verbo VIR - é difícil alguém usá-lo adequadamente. Não se usa: "era para eu VIM mais cedo, mas não deu". O correto é: "Era pra eu VIR mais cedo"

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: Não é "eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando" e sim "eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR", (muito mais simples, mais elegante e correto).

Continuando...
  • "A nível de ..." se usa para "no nível do mar" . Troque por: "em âmbito de..." ou "em se tratando de..."
  • Inadequado : "correr atrás do prejuízo" - (só se for doido). Adequado: "correr atrás do acerto/lucro".
  • Incorreto : "correr risco de vida". Adequado: "correr risco de morte" ou "correr risco de morrer".
  • "conviver juntos" - basta "conviver" ( O "con" já significa junto).
  • "pequenos detalhes" - se são detalhes.... são pequenos...basta: "detalhes".
  • "encarar de frente" - alguém aí encara de costas? ...basta "encarar".
  • Não é elegante você tratar por telefone, pessoas que não conhece, utilizando termos como: querido (a), meu filho (a), meu bem, amigo (a)... utilize o nome da pessoa ou senhor, senhora.

Por último, e talvez a pior de todas:
Por favor, arranquemos os malditos "seje" e "esteje" do nosso vocabulário... o correto é "seja" e "esteja"!

Um comentário:

Anônimo disse...

As minhas visitas ao Blog já não são surpresas para você, eu sei... Mas que você sempre surpreende, talvez não saiba!

Este "Rodrigo Também é Cultura", está fantástico!

Ri ao reconhecer pequenos erros que passam desapercebidos (creio eu que sejam!) por quem está falando... Fiquei na dúvida se me reconheci em algum deles... Hahahaha!

Você é ótimo! O blog está maravilhoso!
Parabéns!

Cris Guerra