segunda-feira, 21 de maio de 2007

Escrito nas Estrelas?

Em reportagem exibida ontem no Fantástico, o doutor em demografia pela Universidade de Cambridge David Voas apresentou um estudo feito com dados de 20 milhões de britânicos casados, a partir de informações do censo, e chegou a conclusão de que a astrologia não influencia, em nada, no casamento das pessoas.

"Se alguns signos combinam entre si mais do que outros, como afirma a astrologia, então deveriam ocorrer mais casamentos entre pessoas desses signos. Mais isso não acontece. Eu me sinto culpado, como se revelasse que Papai Noel não existe. Afinal, é sempre divertido ler o horóscopo nos jornais e revistas. Eu mesmo leio, mas não devemos levar isso a sério", diz Voas.

Os astrólogos, obviamente, se defenderam, dizendo que não se deve basear um signo somente pela posição do sol no dia do nascimento, e que deve-se fazer um mapa astral para identificar a posição dos planetas para definir o signo verdadeiro de cada um. Se isso é verdade, porque só agora foi divulgado? Nunca vi em nenhum jornal uma nota de rodapé na coluna de horóscopo dizendo "talvez as informações aqui não batam, uma vez que seu signo solar é insuficiente para prever seu futuro". Alguns mais práticos se dão ao trabalho apenas de inverter as previsões, passando pra Áries a previsão de ontem de Cancer, por exemplo.

A Bíblia condena claramente qualquer consulta aos astros ou qualquer tipo de necromancia (consulta aos mortos. Deus diz ao povo hebreu antes da conquista de Canaã, em Deuteronômio 18:9, 12, 14 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.” I Samuel 15.23 diz: "Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria.” Temos vários outros exemplos na Bíblia de como qualquer tentativa de consulta ao futuro é rejeitada por Deus, como quando o rei Saul pede a uma feiticeira para trazer o espírito de Samuel para dizer-lhe se deveria ir ou não à guerra (1 Samuel 28).

Sabemos com base em Lucas 16.20 que os mortos não podem voltar à vida, e isso fica claro no livro de Atos dos Apóstolos 16.16: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu."

Há alguns anos li uma reportagem de uma pesquisadora que acompanhou a vida de duas pessoas, nascidas no mesmo dia e hora, até os 20 anos de idade, e descobrir que elas não tinha NADA em comum uma com a outra. A cada dia que passa a ciência se aproxima mais de Deus e se afasta cada dia mais das obras do inimigo e das invenções humanas, que só trazem dúvida, engano e falsa paz.

Que Deus possa continuar usando essas pessoas para abrir os olhos daqueles que buscam a verdade.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu signo é Jesus!!!!!
Show o seu post. Tenho orgulho de ser casada com o Sr cultura. rsrs Te amo!!! Que o Senhor honre a tua busca pela verdade e empenho em divulgar a Palavra Dele.

PROF. NEY VIANNA disse...

Parabéns Rodrigo, por estar sempre preocupando-se em manter-nos bem informados.

Que o nosso Deus continue te enchendo de sabedoria.