quinta-feira, 31 de maio de 2007

Respondi a um e-mail que recebi de uma solicitação de doações de alimento para um abrigo de deficientes visuais, explicando que já havia estado lá e a situação era um pouco diferente. Fechei o e-mail informando que meu objetivo não era que as pessoas deixassem de ajudar, mas sim procurassem saber da real necessidade, visitassem, ligassem pra essas pessoas pra ter um contato mais pessoal, mais concreto. Disse que é melhor que repassar e-mails de pessoas que pedem ajuda e muitas das vezes são fake (e-mails falsos). Concluí dizendo que seu próximo não é aquele que está perto de você, mas aquele a quem você ajuda, e citei o capítulo de Lucas que fala da parábola do bom samaritano.

Ontem fui à sala da pessoa a quem respondi o e-mail e vi uma tirinha de papel colada à frente do monitor. Primeiro pensei que fossem aqueles bilhetes de biscoito da sorte chinês, mas quando li vi que era a frase do meu e-mail. Fiquei muito feliz de saber que a mensagem causou reação boa!

terça-feira, 29 de maio de 2007

Muito feliz fiquei eu ao ver a final do Soletrando sábado, no Caldeirão do Huck. Primeiro porque um dos finalistas era do Rio de Janeiro, e segundo porque ele era negro, e isso quebra um paradigma desse nosso país: uma pessoa precisa ter oportunidade pra ser alguém na vida. Agora imaginem o que um negro, estudante de colégio público, do interior do Rio de Janeiro estava fazendo na final de um programa em que o domínio da língua portuguesa e suas regras complexas era essencial?

Torci como criança, vibrei a cada palavra correta e fiquei triste, como milhares no Brasil, quando nosso pequeno grande gênio perdeu, por um acento, o grande prêmio do programa. Parabéns, Alef, pela quase vitória, e um honroso segundo-lugar. Parabéns, Luciano Huck, pela iniciativa de promover uma gincana aparentemente simples, mas de grande valia pra nosso país.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Bebê na festinha de 1 ano

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Cobradora da van: - Senhor, o senhor quer que eu lhe acorde no ponto onde o senhor vai desder?
Eu: - não precisa, meu ponto era aquele ali atrás.

Ninguém mandou ir dormir tarde...
Assisti ontem ao último episódio da terceira temporada de Lost. Simplesmente fantástico. Pena não poder deixar nenhum comentário, já que alguns dos meus leitores (né, Cris?) estão acompanhando pelos DVDs ou pela AXN, e não quero estragar a surpresa de ninguém. Mas já antecipo que é o episódio MAIS EMOCIONANTE desde o inicio da temporada.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Hoje de manhã fui acordado de uma forma, digamos, diferente. Uma esposa nervosa, de olhos rasos e mãos trêmulas, com uma voz falhada me chamava: "acorda, amor, por favor, o rato está lá fora". Atentem para a intimidade... o rato, e não um rato.

É que há algumas semanas temos sido visitados por estes roedores destruidores de comida, quem entram sorrateiros pelos fundos da casa (descobri que eles passam pelos tijolos vazados do fundo do quintal) e fazem muito ou pouco barulho, de acordo com a disposição do espalhador de leptospirose.

Compramos um veneno de rato rosa, parecido com ração de coelho, e espalhamos pelo quintal, veneno esse que foi devorado ferozmente pelo pequeno mas faminto animal. O resultado foram algumas noites de silêncio, até dois dias atrás.

Desconfiados que tínhamos outro visitante (ou que aquele rato tinha fator de cura), colocamos mais veneno na área e bingo! O bicho comeu tudo. Resolvi deixar todo o pacote de veneno para, ao invés de uma hemorragia interna como prometia a embalagem do veneno, o roedor tivesse uma overdose. Pois acho que foi o que aconteceu, concluí eu ao encontrar o pequeno animal paralizado, imóvel, sem esboçar nenhuma reação ante a minha presença.

Dei umas catucadas com a vassoura. Ele até tentou correr, mas não tinha forças. Mandei Monique pro quarto quando notei seu sofrimento por ver que o rato estava agonizando, coloquei-o em um saco de lixo e o joguei no valão, às 5:50h de uma manhã fria de chuva fina.

Minha única dúvida era se esse rato era realmente um rato novo, ou se era nosso primeiro hospede, que comeu dois sacos de veneno (umas 50 gramas) e não quis revelar sua verdadeira identidade: o Super Mouse!

Mãe é mãe

Minha mãe me ensinou a dar valor ao trabalho dos outros:
“Se você e seu irmão querem se matar, vão lá fora. Eu acabei de limpar a casa!”

Me ensinou a ter fé:
“É melhor você rezar para sair essa mancha do tapete.”

Minha mãe me ensinou lógica e hierarquia:
“Porque eu estou dizendo e acabou. Ponto final.”

Minha mãe me ensinou o que é motivação:
“Continua chorando que eu vou te dar um bom motivo para chorar.”

Me ensinou a contradição:
“Fecha a boca e come!”

Minha mãe me ensinou a ter força de vontade:
“Você vai ficar aí sentado até comer tudo.”

Me ensinou a valorizar um sorriso:
“Me responde de novo e eu te arrebento os dentes!”

Minha mãe me ensinou a retidão:
“Eu te ajeito nem que seja no tapa!”

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Usei hoje pela primeira vez o Windows Vista. O gerente de vendas comprou uma máquina e pediu pra eu dar uma olhada. Qual foi a primeira coisa que aconteceu, na primeira vez que liguei o micro, na primeira vez que ele saiu da caixa?!? Exatamente, ele travou!!!

Sem contar que ele não é compatível com uma penca de programas e periféricos, e a cada dois cliques ele pergunta se eu tenho certeza do que quero fazer. Ou o Windows Vista foi projetado para dummies (novatos) ou ele tem tanto medo de dar erro que prefere confirmar cada ação.

Fora isso, o visual é lindo, ficou com cara de "sério" pela primeira vez, tiraram o "Iniciar" do botão principal, sobrando apenas o símbolo do Windows pra clicar (coisa mais idiota era ter que clicar em Iniciar pra poder desligar o computador). Come uma memória do cão, e ainda é novo demais pra que eu me arrisque a colocá-lo no meu micro.

Lembro como hesitei em sair do Windows 98 pro XP, mas no fim das contas era um mal necessário. A única edição que nunca utilizei até hoje foi a Millenium. Aliás, diz uma lenda que seu nome era Windows Millenium com referência a quantidade de vezes que ele ia travar...

Entrevista de Emprego

(Respostas reais dadas por candidatos a emprego, extraídas da Revista
Exame de 08/2004, página 114)

Entrevistador - Então, você está construindo uma networking?
Candidato - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador.

Entrevistador - Como você administra a pressão?
Candidato - Ah, tranqüilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8.

Entrevistador - Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração.
Candidato - O senhor poderia repetir a pergunta?

Entrevistador - Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidato - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem.

Entrevistador - Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador - Nós somos uma empresa que nunca pára de perseguir objetivos.
Candidato - Que ótimo. E já conseguiram prender algum?

Entrevistador - Vejo que você demonstra uma tendência para discordar.
Candidato - Muito pelo contrário.

Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.

Entrevistador - Noto que você não mencionou a sua idade aqui no currículo.
Candidato - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho.

Entrevistador - E qual é a sua idade?
Candidato - Com óculos ou sem óculos?

Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é só o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.

Entrevistador - Há alguma pergunta que você queira me fazer?
Candidato - Eu parei meu carro aí na rua. Será que eu vou ser multado?

Entrevistador - Por que, dentre tantos candidatos, nós deveríamos contratá-lo?
Candidato - Eu pensei que responder a isto fosse seu trabalho.

Entrevistador - Como você pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho?
Candidato - Bem, eu começaria trocando a recepcionista, que é muito feia.

Entrevistador - Várias pessoas que se sentaram aí nessa mesma cadeira hoje são gerentes.
Candidato - Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso.

Entrevistador - Quando digo “Sucesso”, qual a primeira palavra que lhe vem à mente?
Candidato - Pode ser duas palavras?
Entrevistador - Pode.
Candidato - Milho. Nário. (essa matou!)

Um minuto antes da surra

terça-feira, 22 de maio de 2007

É amanhã: último episódio da 3ª temporada de Lost, com duas horas de duração.
Aproveitei que tive um serviço pra fazer no Recreio e chamei Mô pra dar um passeio pela Barra. Almocei no Spolleto (quase quatro horas da tarde), passeamos sem rumo e visitamos duas livrarias.

O que me deixou mais feliz foi ouvir dela: "antes eu não me identificava com livrarias, agora eu gosto muito, dá vontade de comprar 500 livros!".

Por isso que eu digo que, quanto mais duas pessoas vivem juntas, mais parecidas elas são.
Muitas, muitas coisas pra resolver. Em casa. Fui obrigado a confeccionar uma lista de pendências pra não me esquecer de nada (nem de ninguém).

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Escrito nas Estrelas?

Em reportagem exibida ontem no Fantástico, o doutor em demografia pela Universidade de Cambridge David Voas apresentou um estudo feito com dados de 20 milhões de britânicos casados, a partir de informações do censo, e chegou a conclusão de que a astrologia não influencia, em nada, no casamento das pessoas.

"Se alguns signos combinam entre si mais do que outros, como afirma a astrologia, então deveriam ocorrer mais casamentos entre pessoas desses signos. Mais isso não acontece. Eu me sinto culpado, como se revelasse que Papai Noel não existe. Afinal, é sempre divertido ler o horóscopo nos jornais e revistas. Eu mesmo leio, mas não devemos levar isso a sério", diz Voas.

Os astrólogos, obviamente, se defenderam, dizendo que não se deve basear um signo somente pela posição do sol no dia do nascimento, e que deve-se fazer um mapa astral para identificar a posição dos planetas para definir o signo verdadeiro de cada um. Se isso é verdade, porque só agora foi divulgado? Nunca vi em nenhum jornal uma nota de rodapé na coluna de horóscopo dizendo "talvez as informações aqui não batam, uma vez que seu signo solar é insuficiente para prever seu futuro". Alguns mais práticos se dão ao trabalho apenas de inverter as previsões, passando pra Áries a previsão de ontem de Cancer, por exemplo.

A Bíblia condena claramente qualquer consulta aos astros ou qualquer tipo de necromancia (consulta aos mortos. Deus diz ao povo hebreu antes da conquista de Canaã, em Deuteronômio 18:9, 12, 14 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.” I Samuel 15.23 diz: "Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria.” Temos vários outros exemplos na Bíblia de como qualquer tentativa de consulta ao futuro é rejeitada por Deus, como quando o rei Saul pede a uma feiticeira para trazer o espírito de Samuel para dizer-lhe se deveria ir ou não à guerra (1 Samuel 28).

Sabemos com base em Lucas 16.20 que os mortos não podem voltar à vida, e isso fica claro no livro de Atos dos Apóstolos 16.16: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu."

Há alguns anos li uma reportagem de uma pesquisadora que acompanhou a vida de duas pessoas, nascidas no mesmo dia e hora, até os 20 anos de idade, e descobrir que elas não tinha NADA em comum uma com a outra. A cada dia que passa a ciência se aproxima mais de Deus e se afasta cada dia mais das obras do inimigo e das invenções humanas, que só trazem dúvida, engano e falsa paz.

Que Deus possa continuar usando essas pessoas para abrir os olhos daqueles que buscam a verdade.

Finalmente, Romário faz o Gol 1000


sexta-feira, 18 de maio de 2007

Estréia hoje nos cinemas dos Estados Unidos Shrek 3:

"Ser rei não é para qualquer um, principalmente se você for um ogro genioso que fede a fundo de pântano. Quando Shrek casou com Fiona, a última coisa que ele queria era governar o reino de Tão Tão Distante, mas quando, de uma hora para a outra, o seu sogro, Rei Harold, começa a coaxar, Shrek é levado rapidamente a substituí-lo.

Agora, se o relutante rei interino não encontrar o rei perfeito para o cargo, ele estará “realmente” encrencado pelo resto de sua vida. E como se isso tudo não bastasse, a Princesa Fiona ainda tem mais uma pequenina surpresa a caminho... Sufocado com as tarefas de governar o reino e a iminente paternidade, Shrek decide encontrar o único herdeiro possível para o trono, Arthur, um primo de Fiona desaparecido há muito tempo.

Enquanto o ogro vai em busca de Arthur, seu antigo inimigo, o Príncipe Encantado, sacode a bela cabeleira e volta ao reino de Tão Tão Distante com sua mente pequena preenchida de vingança. Mesmo tendo o Burro e o charmoso Gato de Botas ao seu lado, bem como a ajuda de Fiona e suas amigas princesas, Shrek e Arthur terão que se esforçar muito se quiserem ter um final feliz."

Minha dúvida é: quem dublará o Shrek no Brasil, uma vez que o Bussunda morreu?
Recebi hoje da Cris Guerra:

Ingredientes de Uma Receita Especial:
Família - É aqui que tudo começa
Amigos - Nunca deixe faltar
Raiva - Se existir que seja pouca
Desespero - Para quê?
Paciência - A maior possível
Lágrimas - Enxugue todas
Sorrisos - Os mais variados
Paz - Em grande quantidade
Perdão - À vontade
Desafetos - Se possível nenhum
Esperança - Não perca jamais
Coração - Quanto maior, melhor
Amor - Pode abusar
Carinho - Essencial

MODO DE PREPARAR
Reúna a sua família e os seus amigos.
Esqueça os momentos de raiva e desespero passados.
Se precisar use toda a sua paciência.
Enxugue as lágrimas e as substituas por sorrisos.
Junte a paz e o perdão e ofereça aos seus desafetos
Deixe a esperança crescer no seu coração.
Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos, portanto saiba misturar todos os temperos que ela oferece, e faça dela um prato de raro sabor.
Deste modo, prepare a sua melhor receita de vida e nunca economize o amor e o "COMO VALE A PENA VIVER!"

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Rodrigo também é cultura

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante. Pode ser útil para outras pessoas.

Por favor, não diga e não escreva:
  • "menas" (correto é "menos");
  • "mortandela" - correto é "mortadela";
  • "mendingo" - correto é "mendigo";
  • "trabisseiro" - correto é "travesseiro";
  • "trezentas gramas" - (é grama de peso e não grama de capim) - então o correto é "trezentos gramas";
  • "de menor" e "de maior" - o correto é simplesmente "maior" ou "menor" de idade);
  • "imbigo" - o correto é "umbigo";
  • "eu truxe" - o correto é "eu trouxe";
  • "meio dia e meio" - correto é "meio dia e meia"(hora);
  • "beneficiente" - correto é "beneficente";
  • "meia cansada" - correto é "meio cansada";
  • "asterístico" - o certo é "asterisco";
  • "ponto pacífico" - o correto é "ponto passivo".
Lembre-se também ao escrever:
  1. Mal - antônimo de bem (estou passando mal (bem);
  2. Mau - antônimo de bom (não estou de mau (bom) humor).
  3. O certo é CUSPIR e não GUSPIR.
  4. O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE (se for aquela janela do banheiro ou da cozinha, agora se for quem vasculha...).
  5. Se estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (Com U) e não "soando", pois quem "soa" é sino! Ou "isso está me soando mal" (de parecer).
  6. O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.
  7. Homem diz OBRIGADO e mulher OBRIGADA. (E acredite: se for plural, O obrigado -assim como AGRADECIDO-, acompanha : homens - OBRIGADOS e Mulheres - OBRIGADAS!).
  8. O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
  9. "FAZ dois anos que não O vejo" e não " FAZEM dois anos".
  10. "por isso" e não "porisso".
  11. "HAVIA muitas pessoas no local" e não " HAVIAM".
  12. PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para O Zé Dirceu).
  13. Escreva A PARTIR e não À PARTIR (antes de verbo NÃO se USA crase!).
  14. Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer ... E não para MIM fazer, para MIM comprar ou para MIM comer. (mim não conjuga verbo; apenas "eu, TU, ele, nós, vós, eles").
  15. As pronúncias:
  16. CD-ROM é falado igual a ROMA sem O A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura. A pronúncia RUM é de Room (porta).
  • HALL se diz RÓL não RAU, nem AU.
  • Feche (fêche, som fechado) a porta, e não (féche - a não ser que você seja nordestino!);
  • Poça(pôça) de água e não (póça);
O verbo VIR - é difícil alguém usá-lo adequadamente. Não se usa: "era para eu VIM mais cedo, mas não deu". O correto é: "Era pra eu VIR mais cedo"

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: Não é "eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando" e sim "eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR", (muito mais simples, mais elegante e correto).

Continuando...
  • "A nível de ..." se usa para "no nível do mar" . Troque por: "em âmbito de..." ou "em se tratando de..."
  • Inadequado : "correr atrás do prejuízo" - (só se for doido). Adequado: "correr atrás do acerto/lucro".
  • Incorreto : "correr risco de vida". Adequado: "correr risco de morte" ou "correr risco de morrer".
  • "conviver juntos" - basta "conviver" ( O "con" já significa junto).
  • "pequenos detalhes" - se são detalhes.... são pequenos...basta: "detalhes".
  • "encarar de frente" - alguém aí encara de costas? ...basta "encarar".
  • Não é elegante você tratar por telefone, pessoas que não conhece, utilizando termos como: querido (a), meu filho (a), meu bem, amigo (a)... utilize o nome da pessoa ou senhor, senhora.

Por último, e talvez a pior de todas:
Por favor, arranquemos os malditos "seje" e "esteje" do nosso vocabulário... o correto é "seja" e "esteja"!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Contra ou a favor do aborto?

Recebi por e-mail hoje pela manhã. Veio em boa hora, já que o assunto está em pauta essa semana:

O que você recomendaria, ou acha que deveria ser feito perante os seguintes cinco casos de gravidez?

1. O pai é asmático, a mãe está tuberculosa. Têm quatro filhos. O primeiro é cego, o segundo é surdo, o terceiro morreu e o quarto tem tuberculose. A mãe está grávida de novo. Você recomendaria o aborto nesta situação?

2. Um homem branco viola uma menina negra de 13 anos e esta ficou grávida. Se você fosse o pai desta jovem, você recomendaria o aborto?

3. Um pastor e a sua esposa enfrentam problemas econômicos muito fortes, já têm 14 filhos, são realmente pobres. Considerando a sua extrema indigência, você recomendaria à esposa desse pastor que abortasse o seu décimo quinto filho?

4. Uma jovem está grávida; não está casada e o seu noivo não é o pai do bebê que está esperando. Você recomendaria que ela abortasse?

No primeiro caso, Você teria ajudado a matar um dos músicos mais brilhantes do universo: Beethoven
No segundo caso, Você teria ajudado a matar uma das cantoras negras mais famosas do mundo: Ethel Walters
No terceiro caso, você teria ajudado a matar um dos grande pregadores do século passado: John Wesley
No quarto caso, sabem que você teria ajudado a matar? JESUS CRISTO.

Todos temos o direito a estar aqui... Muitos inocentes dependem de nós...

terça-feira, 15 de maio de 2007

Fico incomodado com o jeito que as pessoas usam a palavra adorar. As pessoas adoram biscoito, adoram fazer aniversário, adoram ver filme... algumas pessoas usam o adorar pra qualificar algo que sentem acima do amor, e outras usam quando não querem usar a palavra amor.

A verdade é que adoração é um ato, não um sentimento, e deve ser direcionada somente a Deus. Jesus cita em Mateus 4.10 o versículo de Deuteronômio 6.13, quando Satanás oferece o mundo a Ele em troca de sua adoração: "E então disse Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e somente a Ele servirás". Deus criou o homem para adorá-lO, e o homem já nasce com esse desejo em seu interior. Infelizmente, se Deus não for o centro da adoração do homem, Ele será substituído por uma imagem, um time de futebol ou uma pessoa, porque é da natureza do homem adorar.

Infelizmente, muitos têm desviado a atenção da verdadeira e única adoração, àquele que é digno de receber a Glória, Honra e o Poder.

Um minuto antes da surra


Assisti Homem-aranha 3, final de semana. Tinha um monte de filmes pra ver na frente desse, mas como estourou o sucesso nas bilheterias, não poderia arriscar de alguém me contar o final (sempre tem alguém que conta o final).

Em comparação aos outros 2, esse é o melhor. Assim como em Quarteto Fantástico, o primeiro filme é sempre menos emocionante porque tem que contar a história do nascimento da personagem. O segundo foi meia boca em comparação a este, que abusou dos efeitos especiais e das cenas de ação. O ponto fraco foi a quantidade de inimigos, o que fez com que o filme tivesse que "correr" da metade pro final.

Não se preocupe, pois eu não gosto de contar filmes, a não ser que a pessoa peça (tem gente que insiste muito). Desde que me contaram o final de Coração Valente antes que eu assistisse, isso virou uma questão de honra pra mim.
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10.14-17

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Dia das Mães - parte 1

*Como sei que esse post vai ficar imenso, e isso desestimula a leitura, estou dividindo-o em duas partes.

Dar qualquer tipo de presente pra Mô não é fácil, simplesmente porque não consigo escondê-lo! Ela com sua mania de limpeza mexe em todos os cômodos da casa o tempo todo, logo só me resta a opção de comprar em cima da hora, ou me desdobrar como fiz nesse dia das mães.

Sabendo das suas necessidades, perguntei pra Mô se ela queria um presente pra ela ou pra casa (porque mulher tem dessas coisas, "o presente não foi pra mim, foi pra casa!"). Como ela disse que tanto faz, parti pra comprar algo que já era do desejo dela, apesar dela provavelmente não se lembrar de ter dito: um processador de alimentos. Não vou me prender em explicar o quanto minha esposa gosta de cozinhas, simplesmente comprei o presente na sexta-feira, embrulhei no trabalho e levei pra casa, depois do seminário. Deixei o presente no quintal, fechado em um saco plástico, pra que ela não me visse chegar com ele, e minha intenção era esperá-la dormir para trazê-lo pra dentro. Só que ela simplesmente cismou que só dormiria se eu fosse dormir. Ficamos até 3 da madrugada enrolando docinhos e balas pra festinha do Davi, e mesmo quando ela se deitou, tentei enrolar no computador pra ver se o sono seria mais forte que ela, mas não foi. Depois de me deitar ao lado dela, nos beijamos e ela jogou sujo: cafuné. Acordei às 4:00h com um único pensamento na mente: "putz, eu dormi".

Me levantei devagar (é, ela também tem sono leve) abri a porta da sala e recebi no peito aquele vento friiiio da madrugada. Peguei o embrulho com todo cuidado pra não fazer barulho, fechei a porta e escondi o presente em baixo do berço do Davi. Local que eu tinha por certo não ser visitado por ela, dado a quantidade de coisas que ela tinha pra fazer no dia seguinte. Me deitei e voltei a dormir o sono dos justos. (continua...)

Dia das Mães - parte 2

Acordei no sábado, ajudei Mô a enrolar alguns salgadinhos e saí com Davi pra buscar os cartõezinhos de lembrança de 1 ano. Fomos até o Recreio, só eu e ele, e depois de lancharmos voltamos pra casa. Tudo sobre controle até perguntar a Monique o que faltava fazer ainda. Ela respondeu "apenas varrer a casa e fritar os salgadinhos". Putz, varrer a casa? ela na certa ia achar o presente. Depois de alguns minutos de "pensa, Rodrigo, pensa" chamei a atenção dela pra mesa do bolo, lá fora, que precisava de uns ajustes na toalha, e enquanto ela costurava a saia da mesa, corri no quarto, peguei o embrulho, levei pra área dos fundos, coloquei dentro da churrasqueira e cobri com a banheira do Davi (!?!).

À noite, no final da festa, perguntei se ela queria o presente do dia das mães naquela hora ou no dia seguinte, mas antes já havia combinado o esquema com Renatinho: comprei um jogo de talheres, daquele que vem em um saquinho, e embrulhei pra parecer com o original, só pra dizer que nossa casa estava precisando de talheres (uma maneira de desviar a atenção do presente original). Depois de dar o pseudo-presente, Renatinho diria estar indo tomar banho, daria a volta pela casa e traria o presente original. Tudo ocorreu conforme esperado, ela agradeceu o presente, fingiu estar (ou realmente estivesse) feliz com um jogo de facas, garfos e colheres, e Renatinho foi tomar banho. Enquanto conversávamos na varanda, um barulho de saco plástico vinha do corredor, fazendo com que Monique me alertasse que havia um gato mexendo no lixo. Depois de perguntar duas vezes se eu não iria ver, Renatinho surgiu do corredor com o presente nas mãos, o que fez meu amor pular de susto!

Graças a Deus ela amou o presente, porque deu trabalho pra esconder!
Eu sei que está atrasado, mas um feliz dia das Mães pra todas as mães do mundo. Como não poderia deixar de ser, um especial pra minha mãe, e pra minha Monique, que também é super-mãe!

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Lost Já Tem Data Pra Acabar

"A ABC, rede norte-americana de TV, marcou data para o fim de "Lost". A série terá mais 48 episódios ao longo de três temporadas.

Os produtores-executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse assinaram contrato para permanecer na série enquanto ela durar. O acordo inclui serviços para o programa e o desenvolvimento de novos projetos.

Em janeiro, Lindelof e Cuse disseram antever o final de "Lost" por volta do episódio de nº 100.

Lindelof afirmou que ter um final em vista é "libertador". "É como se estivéssemos correndo uma maratona e, na verdade, sabemos pela primeira vez onde é a linha de chegada."

"Não sabíamos durante quanto tempo teríamos de manter a história", disse Cuse. "Ao definir o ponto final, podemos agora realmente mapear o resto da série com confiança."

Lindelof escreveu o piloto de "Lost" com o produtor-executivo J.J. Abrams. Cuse entrou para a série em outubro de 2004, depois da estréia de "Lost" com grande audiência.

"Devido à natureza única de 'Lost', sabíamos que seria necessária uma data final para manter a integridade e a força do programa consistentes durante todo o tempo e para dar ao público a recompensa que merece", disse o presidente da ABC Entertainment, Stephen McPherson, à agência de notícias Reuters."

Fonte: Folha Online
Já que o assunto é filhos, anuncio oficialmente aqui o novo filho da minha esposa, Monique: seu blog Ele Voltará por Você.

Com idéias fortes e textos bem escritos, o blog mostra que essa menina tem futuro, e merece sua visita. Aprenda mais sobre Aquele que morreu, ressuscitou, e em breve voltará por você.

Hoje meu anjinho completa 1 ano de vida

bebê no meu coloComo é bom olhar pra trás e ver quanta coisa mudou desde a sua chegada. Desde o cheiro da casa até o pseudo-silêncio que tentávamos fazer quando ele estava dormindo. Desde o 1º banho naquele corpinho murcho e rosado até o primeiro sorriso espontâneo. Desde a primeira vista, no hospital, quando aquele bebê de 2 minutos brigada dentro da incubadora pra colocar o dedo na boca, até o sorriso da mãe, mesmo toda anestesiada, ao me ver no corredor, esperando a maca passar pra levá-la ao quarto.

primeiro dia de vidaUm ano se passou, e ainda me lembro como se fosse ontem, essa sensação de que tudo à minha volta estava diferente, tudo tinha mudado de cor. Todas as lojas passaram a expor roupas de bebê, roupinhas pequenas e caras que sempre estiveram ali, mas nunca foram alvo da minha atenção. Lembro do episódio da Grande Família que passou no dia em que ele nasceu, um especial de dia das mães.

primeiro banhoHoje, com um ano de idade, ainda surpreende com a velocidade em que aprende as coisas, com a rapidez com que cresce, com a facilidade que tem de fazer gracinhas e tirar sorrisos e risadas dos seus pais. Seu jeito engraçado de tentar andar, suas tentativas de disfarçar quando dizemos a ele que não pode mexer, o jeito de parecer a criança mais calma do mundo quando está dormindo.

quase um anoSenhor Deus, neste dia quero te pedir, permita que meu filho continue crescendo, em graça e estatura, abençoando nossas vidas com seu pequeno coraçãozinho, e permita que nós, Monique e eu, possamos ser bons pais pra ele, possamos ensiná-lo o caminho certo a seguir, para que mesmo quando adulto, ele não se desvie. Obrigado Senhor! Parabéns, Davi!

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Cena 1 - eu no portão de casa, céu escuro, beijo de despedida na esposa e a frase "não vai levar guarda-chuva não?". Respondi que não. Ledo engano. Aos casados, informo: nunca discorde da sua esposa quando ela disser que vai chover, mesmo que você ouça pássaros cantando em um dia ensolarado. Aprendi isso da pior maneira possível (aos solteiros essa regra se aplica às mães). Cena 2 - eu na fila da van, senti um pequeno pingo d'água no ombro, e em menos de 1/10 de segundo, toda a água do mundo caiu sobre nossas cabeças. Consegui uma carona no guarda-chuva vizinho que serviu pra proteger a minha mochila até que a van chegasse. Dentro da kombi, com a chuva ainda a cair forte, estava eu imaginando o que fazer para tirar a roupa molhada quando chegasse no trabalho, planos do tipo "passar na Magal, comprar uma camisa e pendurar a outra pra secar", quando de repente me vejo na cena 3 - kombi parando, motorista descendo, motorista voltando, motorista falando "gente, o pneu furou e eu não tenho macaco, vocês podem pegar um ônibus até Sulacap e outro até a Taquara...". Nesse momento não ouvi mais o que ele falava, meu objetivo era tentar, através da janela embaçada, onde eu estava naquele momento. Jabour. A kombi parou no Jabour. No meu relógio eram 7:40h, e eu teria que estar na loja às 8:00h. Não pensei duas vezes: atravessei a rua, peguei um ônibus pra Campo Grande e voltei pra casa, pra tomar banho e trocar de roupa. Advinhem qual era a cena 4? Eu abrindo o portão, Monique na janela com cara de espanto e um meio sorriso nos lábios. Eu já sabia o que ela iria dizer, mas não estava em condições de interromper. "Não falei pra você levar o guarda-chuva?"
Meu dia ontem se resumiu em duas palavras: trabalho e chuva. Enquanto na primeira metade do dia fui acometido por uma chuva torrencial com fortes ventos, também conhecido como "seu guarda-chuva só protege a cabeça", a segunda metade foi recheada de relatórios e análises e erros de sistema. Perdoem-me a falta de posts.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Você deixaria o ovo cair?

“A história da Páscoa é um mito”, dizia o professor de ciências de uma escola a seus alunos, alguns dias antes da Páscoa. “Jesus não saiu do túmulo,” continuou, “mas, primeiramente, não existe nenhum Deus no céu que possa permitir que seu filho seja crucificado.”

“Senhor, eu acredito em Deus”, Jimmy protestou. “E eu acredito que ele ressuscitou!”

“Jimmy, você pode acreditar no que você quiser, é claro,” o professor respondeu. “Porém, no mundo real não existe a possibilidade de tais milagres, como a ressurreição. Ninguém que acredite em milagres pode respeitar a ciência.”

“Deus não é limitado pela ciência,” Jimmy respondeu. “Ele criou a ciência!”

Incomodado com o modo como Jimmy defendia sua fé, o professor propôs um experimento cientifico. Foi até a geladeira e pegou um ovo de galinha.

“Eu vou deixar este ovo cair no chão,” começou o professor. “A gravidade vai fazer com que ele caia no chão e se despedace. “Olhando fixamente para Jimmy, ele continuou: “Agora, Jimmy, eu quero que você faça uma oração e peça ao seu deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e se quebre. E se ele conseguir fazer isto, você terá provado que Deus existe, e eu terei que admitir isso.”

Após pensar por um momento sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. “Querido Pai celeste,” ele iniciou. “Eu peço que quando o meu professor soltar este ovo … ele caia no chão e se quebre em uma centena de pedaços! E também, Senhor, eu peço que quando este ovo quebrar, meu professor tenha um ataque cardíaco fulminante e morra. Amém.”

Após os cochichos da classe, veio um silêncio fúnebre. Por um momento o professor não fez nada. E por fim ele olhou para o Jimmy e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente devolveu o ovo na geladeira. “A aula acabou” disse o professor enquanto pegava suas coisas.

O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginava. Muitas pessoas são como este professor, negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porém questionam, e o atacam todas as vezes que tem chance. Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que seu professor não apostaria sua vida por um ovo.

Quando sua vida está em jogo a idéia de que Deus existe parece fazer mais sentido.

Aprenda a escrever 400 palavras em Inglês em um minuto

Se você pensa que estou brincando, experimente ler toda esta matéria e depois me conte. Comece logo a estudar Inglês que, diferentemente do que você pensa, é extremamente fácil de aprender. Bastando apenas seguir regrinhas elementares.
Mas, antes de tudo, quero explicar que as regras abaixo apresentam uma ou tais exceções, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção… e não aprender nada.

Regra 1

Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY

Regra 2

Para todas as palavras em português que terminem em “ÇÃO” (como a palavra NAÇÃO) tire fora o “ÇÃO” e coloque em seu lugar “TION” e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION

Regra 3

Para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tire o “MENTE” e em seu lugar coloque “LLY” (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em “L”, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas “LY”). Veja agora abaixo algumas delas:
NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY

Regra 4

Para as palavras terminadas em “ÊNCIA” (como no caso de ESSÊNCIA), tire o “ÊNCIA” e em seu lugar coloque “ENCE”. Eis algumas delas abaixo:
ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE

Regra 5

E para terminar esse artigo, ficando ainda com mais água na boca, aprenda a última e a mais fácil delas (há um monte de outras regrinhas interessantes, mas não disponho aqui de espaço para tudo).
Para as palavras terminadas em “AL” (como na palavra GENERAL) não mude nada. Escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês. Veja alguns exemplos:
NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL

Como diria Silvio Santos: "bem bolado, bem bolado..."

idiota
O boneco tá esquisito porque o fundo deveria ser branco, mas eu não sei consertar Ò.ó
Louvar a Deus é glorificá-lo pelo que Ele faz. Adorar a Deus é glorificá-lo pelo que Ele é.

Você louva a Deus quando canta a Ele, quando agradece, quando ora ou quando lê Sua palavra. A adoração é espontânea, você adora a Deus com sua vida, com seus atos, com suas palavras às outras pessoas, com seus testemunhos de vida. A adoração é diária, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Adorar a Deus é levar uma vida que O agrade.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Morreu ontem o deputado Enéas Carneiro, vítima de leucemia.

Candidato a presidência três vezes, Enéas ficou conhecido em sua primeira campanha, no extinto PRONA, onde tinha apenas 17 segundos para seu discurso, sempre finalizado pelo famoso bordão "meu nome é Enéas" e seu modo único de falar "56".

Dono de personalidade forte e idéias revolucionárias, como a criação da bomba atômica brasileira, Enéas será um dos poucos políticos que farão falta.

Sábado assisti The Wonders com Mô. Tanto filme novo pra gente ver, escolhemos esse (na verdade eu escolhi, porque pensei que ela não tivesse assistido). Gosto desse filme, e ele me faz lembrar muito meu irmão, que assistiu junto comigo quando passou na televisão pela primeira vez.
Patrícia e Henrique, Júlia e Renatinho - 29 de abril
Conversamos bastante ontem, Alba e eu, no caminho de volta da Igreja. Falamos sobre resistência à mudanças. Conversamos sobre como deixar Deus agir em nós, e em como é difícil às vezes aceitar mudanças, seja por hábito ou por orgulho.

Foi uma conversa muito produtiva, acho eu.
Final de semana agitadíssimo!

Sábado ida ao centro pra comprar os enfeites da festa do Davi. Interessante como a idéia de que ele não entende quase foi descartada, tamanha a alegria e empolgação dele tanto dentro da casa de festas quanto em casa durante o resto do dia. À noite pizzaria e um filminho com a esposa.

Domingo de classe cheia na Igreja (só faltou a Graça, o resto do povo marcou presença), com a ilustríssima presença do pastor/professor Marcelo Augusto. Nem preciso dizer que fiquei nervosíssimo com ele ao meu lado. Culto de santa ceia, almoço na casa do sogrão e da sogra 2 (ela disse que eu colocaria no post que ela é chata, mas é mentira) corrida em casa pra tomar banho e voltar pra Igreja, pra auxiliar na celebração de 55 batismos (glória a Deus).

Voltando pra casa, visita de Henrique e Patrícia, assistida básica de Lost antes de dormir e caminha. Ufa! Que venha a segunda-feira.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Ontem fomos a um jantar na casa de Henrique e Patrícia. Vimos as fotos do passeio de lua-de-mel e algumas fotos do casamento (as amadoras), comemos um fettuccini maravilhoso (cozinhado pelo próprio Henrique) e batemos papo até meia noite.

Como diz minha esposa, é sempre bom estarmos entre amigos.
Sonhei essa noite que minha esposa escrevia um livro. Foi um sonho esquisito porque a gente parava no Infobarra e eu encontrava o pastor Jair, enquanto ela esperava no carro com o cabeleireiro da Patrícia (?!?), que depois de horas de espera resolviam almoçar juntos, enquanto eu lia um capítulo do livro que falava de mim e da mãe dela (e o livro tinha umas 600 páginas).

Esse sonho é um pacote de tudo o que aconteceu comigo esses dias: Patrícia contou ontem que se atrasou pro casamento porque foi dar uma carona pro cabeleireiro antes de casar. Minha esposa está com um novo objetivo que contarei pra vocês logo, logo. Meu envolvimento cada vez maior com a igreja trouxe o pr. Jair, e minha preocupação com as pessoas que me esperam pra dar carona enquanto várias pessoas me param pra conversar ou pedir ajuda.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir, mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
Isaías 59.1-2
O irmão de uma funcionária da empresa onde trabalho estava indo pra uma festa e errou a rua, porém ao dar ré foi alvejado com pelo menos 5 tiros vindos de uma viatura escondida no mato. Um cliente trouxe um carro que foi metralhado na avenida Santa Cruz, em frente ao colégio Eterj, às 10 da manhã, quando fugiu ao perceber que um homem encapuzado vinha em sua direção no sinal. Uma adolescente morreu de bala perdida voltando da faculdade essa semana (segundo a revista Veja, a probabilidade de você receber uma bala perdida é duas vezes maior que a de acertar na Mega Sena).

Ainda existe lugar seguro no Rio de Janeiro?

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Minha esposa está preparando uma surpresa. Assim que estiver pronta eu anuncio aqui no blog.
meu amor
Vanessa e Carlinho, Denilson e Débora
Breve, fotos do maior evento do ano: o casamento de Henrique e Patricia. Aguardem.

Eu com Davi no colo, Débora e Carlinho. Ao fundo, Alba
(reparem na quantidade de roupas laranja, homenagem ao Henrique, que está em lua de mel)
Fizemos um churrasco em casa ontem. Chamamos nosso grupo (panelinha, patota, koinos) e, graças àquela vaquinha esperta, passamos um dia maravilhoso, com direito a banana assada, várias sobremesas e alguns objetos danificados (a citar uma cama e dois calcanhares).

Tivemos a presença de mais um casal, Rogério e Viviane, que vieram pra somar no nosso grupo. Fechamos o dia com uma oração maravilhosa, e a noite veio deixando um gostinho de quero mais.

Semana que vem, aniversário da Graça, do Davi e dia das mães. E toma-lhe comemoração!